quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

"Teologia da Prosperidade": Pastora da Igreja Quadrangular será Ministra de Bolsonaro

Imagem extraída e adaptada do Portal Amazonas.

Por: Belarmino Mariano

Muitos brasileiros nem desconfiam mais a "teologia da prosperidade" tomou conta de muitas igrejas evangélicas em todo o Brasil. Nessa perspectiva muitas igrejas passaram a fazer todos os tipos de correntes de oração e com objetos pessoais das pessoas, como chaves, lenços, canetas, água e até vassouras passaram a ser usadas para curas espirituais e contados com o Espirito Santo.

As curas espirituais com imposição das mãos, as orações em línguas estranhas e o estimulo as doações dos fies para honra e graça do Senhor, são algumas das estratégias de fé, utilizadas por pastores e pastoras que pregam em nome da "teologia da prosperidade", pois para estes nem Jesus e nem Deus condenam as riquezas do mundo.
Outros aspectos muitos fortes de algumas denominações evangélicas que pregam a "teologia da prosperidade" é o forte envolvimento dos seus ministros e pastores com grupos e partidos políticos e com eleições em geral. Tanto é que a grande maioria dos políticos evangélicos, estão diretamente vinculados as denominações da "Prosperidade". Mas para os evangélicos tradicionais, estas denominações não passam de seitas, que deturpam a palavra de Cristo e pregam em nome do dinheiro.

Estranhamente, na ultima eleição, tivemos uma forte participação de evangélicos nas campanhas presidencial, de governadores, deputados e senadores da república, se destacando os políticos evangélicos e um grande número de pastores que declaram total apoio ao então candidato Jair Bolsonaro (PSL). O mesmo chegou a visitar várias igrejas e denominações, entre as várias, Bolsonaro foi a culto de cura com sua esposa, na Igreja do Evangelho Quadrangular, semanas antes da suposta facada, e recebe imposição das mãos exatamente no local onde ocorreria a suposta facada.

As eleições presidenciais tiveram um forte foco, pois tivemos duas candidaturas evangélicas a presidente, sendo o Pastor Evangélico Cabo Darciolo (Patriotas), membro da Igreja Assembleia de Deus e Marina Silva (Rede), evangélica da Assembleia de Deus e críticos do "evangelho da Prosperidade". Os dois tiveram uma baixa votação, Darciolo atingiu 1,26% (1,3 milhões de votos) e Marina Silva obteve 1% (1,6 milhões de votos).

Na ultima eleição, só para se ter uma ideia do envolvimento dos evangélicos com políticos e partidos, só no Estado do Espirito Santo, o Então candidato a senador e Pastor Magno Malta (PR) da Igreja Batista, recebeu o apoio de 228 igrejas quadrangulares. Apesar de não ter se reelegido, Magno Malta conseguiu emplacar sua principal assessora, a Pastora Evangélica Quadrangular Damares Alves como Ministra da Mulher,  Família e Direitos Humanos, mais a FUNAI. Mesmo tendo adotado uma criança indígena, Damares tem a mesma opinião de Bolsonaro, acha que os índios também são gente. Sobre Gays, ela acha que as pessoas nascem homens ou mulheres e por aí vai o preconceito de quem será a Ministra das Mulheres, da Família, dos Indígenas e dos Direitos Humanos.


A Pastora Evangélica Quadrangular Damares Alves, faz parte da mesma congregação da esposa de Bolsonaro e é assessora parlamentar a mais de 20 anos. Sempre atuando em questões como aborto, gênero, etnias, direito constitucional entre outros temas polêmicos do congresso nacional. Conservadora declarada, apoia a Escola Sem Partido é contra o aborto e critica duramente a tal "Ideologia de Gênero". Esse é o caso mais emblemático do envolvimento de evangélicos com partidos e políticos.

Só para se ter uma ideia, na ultima eleição a bancada evangélica pulou de 78 parlamentares para 91, sendo 07 senadores e 84 Deputados Federas. Entre os parlamentares existem bispos, pastores, missionários e cantores de música gospel. A bancada evangélica segue um padrão ideológico conservador e até de extrema direita, sempre se dedicando aos temas como religião, costumes, sexualidade, gênero, aborto, entre outros. 

Outro importante aspecto dos evangélicos da prosperidade é a utilização de fortes meios de comunicação como os sistemas de televisão e os cultos para milhares de pessoas, geralmente em grandes templos e televisionados. No Brasil algumas denominações chegaram a adquirir canal de televisão ao exemplo do Bispo Edir Macedo (universal do reino de Deus), mas existem outros bispos e pastores que também atuam em mega cultos televisionados e agora também transmitidos pela internet, através de canais como o YouTuber. Existem denominações como a "Renascer em Cristo" e a "Assembleia de Deus Vitória em Cristo", liderada pelo Pastor Silas Malafaia, além da "Igreja Mundial do Poder de Deus", comandada pelo Pastor Valdomiro Santiago. Estas são apenas as principais denominações pentecostais e neo-pentecostais mais citadas na atualidade.

N Brasil, parece que juntar política e teólogos da "prosperidade" virou um excelente negócio. O então presidente Michel Temer recebeu orações de proteção do Pastor Silas Malafaia e de outros evangélicos da bancada política. Bolsonaro teve total apoio da bancada evangélica e de pastores, bispos e ministros evangélicos e agora, segue recompensando-os com cargos no alto escalão do seu governo. Me parece que os generais da reserva e os evangélicos da prosperidade, estão entre os mais cotados para compor o novo governo.

Fontes:

http://portaldoamazonas.com/ministra-da-familia-de-bolsonaro-diz-que-so-existe-homem-e-mulher-ninguem-nasce-gay
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/08/bolsonaro-vai-a-igreja-como-candidato-e-pode-ser-enquadrado-por-propaganda-irregular.shtml
https://www.diariodoaco.com.br/ler_noticia.php?id=39291&t=teologia-da-prosperidade-abre-crise-na-igreja-quadrangular-
http://magnomalta.com/index.php/outras-notas-mainmenu-45/1619-igrejas-do-evangelho-quadrangular-fecham-com-magno-malta-no-estado
https://www.youtube.com/watch?v=PepziL6CDHg
https://veja.abril.com.br/politica/cabo-daciolo-termina-eleicao-a-frente-de-marina-silva-e-henrique-meirelles/

Nenhum comentário:

Postar um comentário