quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

PSOL Guarabira na Contracorrente! da política local

Fonte: moncoeursauvage.wordpress.com


Por: Belarmino Mariano Neto

“Nada deve parecer impossível de mudar” Bertold Brecht

Queremos começar esse pequeno artigo com essa importante reflexão de Bertold Brecht, pois analfabetismo político se acaba com educação ou Pedagogia Política, nesse sentido, nada é impossível de mudar. As ideais que seguem refletem uma visão política do PSOL em suas diferentes escalas e será a partir desses princípios que queremos fazer de 2016, um ano para mudanças políticas de verdade.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL-50) é o único partido que realiza prestação de contas em praça pública. Utiliza a “Esquina Democrática” para prestar contas à sociedade das suas ações, arrecadações e gastos partidários. Isso acontece em locais onde o PSOL possui parlamentares em atuação.

A luta do PSOL é por mais direitos e na contracorrente é de fato a única oposição de esquerda do Congresso Nacional na atualidade.   Não estamos na política para sermos mediadores das políticas corruptas, dos políticos golpistas. Somos radicais nas nossas posições políticas e não iremos tolerar esses esquemas desviantes adotados pelos partidos controlados pelas elites dominantes.

O sistema político brasileiro é montado dentro de um esquema, onde aqueles grupos que estão no poder devem no máximo revezar-se no poder. Isso é o que estamos vendo faz algumas décadas em que os grupos neoliberais e a partidos corruptos negociam o controle do poder, em alianças prejudiciais aos trabalhadores e a sociedade em geral.

Nós do PSOL adotamos alguns princípios, estaremos: na contracorrente, convictos, firmes, coerentes e aguerridos, não abandonaremos as nossas bandeiras quando em defesa do socialismo com democracia e Liberdade. Para isso temos conteúdo político para denunciar os desmandos das forças conservadoras. Temos capacidade para fazer o correto debate político, com clareza e com coragem.

Nossa pré-candidatura para prefeitura de Guarabira em 2016 veio para contrariar interesses, estamos na contracorrente e não estamos aqui para entrarmos nesse jogo de promessas vazias da velha política. Estamos aqui para quebrarmos com essa política tradicional revestida de hipocrisias. A autenticidade é fundamental. Somos autênticos, no que defendemos e nos colocamos como Porta-vozes de grupos sociais que são descriminalizados, entre eles: Comunidades Negras, Povos de terreiros, mulheres, velhos, LGBT´s, crianças e jovens pobres, animais e meio ambiente, estão em nossas pautas governamentais, para além de eleições.


A população guarabirense de hoje esta cansada de usos e abusos de políticos viciados. Que em 2016 o povo desse município, possa fazer uma limpeza pública dos que ocupam o poder nesta cidade para que possamos experimentar uma nova maneira de governança, com a efetiva participação popular com servidores públicos municipais, que atualmente, também são excluídos do comando e da tomada de decisões.



Fonte: 
Artigo montado a partir de direcionamentos da Executiva Nacional do PSOL, através dos seus documentos oficiais. http://www.psol50.org.br/

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Retrospectiva da violência contra a Educação Pública


Elissandro da Siqueira dialoga com a PM de Geraldo Alckmin  

Por Belarmino Mariano Neto

Nós não somos bobos e sabemos que os partidos burgueses, de direita desse país, estão tramando a destruição ou o desmantelamento da educação pública do Brasil. Essas forças conservadoras e elitistas, querem controlar, através do sistema privado de ensino, todos os setores educacionais desse país, pois só assim, conseguirão ganhar mais dinheiro e impedir que o conhecimento livre e o livre pensar sejam impedidos, pois as empresas privadas só irão contratar professores obedientes ao sistema. Diferente da Educação pública, laica e de qualidade, pois os professores entram por competência, concursados. Estes na maioria das vezes são comprometidos com a ética da liberdade e da democracia.

Agora vamos as "personalidades autoritárias" dos atuais governos tucanos. Aqui mostraremos dois casos absurdos para esse ano de 2015. Um é o governador Beto Richa (PSDB do Paraná). O outro é Alckmim (PSDB de São Paulo). As imagens que mostraremos nesse pequeno artigo, foram produzidas em São Paulo e no Paraná. Violência contra professores e contra estudantes. Arrocho salarial e tentativa de fechamento de escolas. Esses governos querem desmontar o ensino público e em 2016 teremos que reagir com determinação contra esses governos. Contra qualquer tipo de ataque de quem quer que seja, que venha ferir a nossa Educação Pública.









Repressão Greve PR 1











Elissandro da Siqueira dialoga com a PM de Geraldo Alckmin


Essa é a retrospectiva da educação em 2015. Agora vamos para um resposta contundente produzida por alguns artistas brasileiros que estão comprometidos com a democracia e com a defesa do ensino público, gratuito e de qualidade>

Vídeo: https://www.facebook.com/enioverri/videos/731753956954683/?theater


Fontes:
http://guarabira50graus.blogspot.com.br/2015/12/movimento-estudantil-paulista-e.html
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-estudante-que-derrotou-alckmin-ao-ser-pendurado-pela-pm-de-cabeca-para-baixo-por-kiko-nogueira/
paraisoweb.com.br
educacao.uol.com.br








terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PSOL de Caiçara lança pré-candidatura a prefeito e a vice





Por: Belarmino Mariano 

De acordo com o novo presidente do Diretório Estadual do PSOL paraibano, Tárcio Holanda Teixeira, o partido realizou neste dia 19 de dezembro, durante todo o dia, um seminário sobre a Contrarreforma Política e Orçamento Público, na perspectiva de futuras prefeituras sobre a administração do PSOL. Durante o evento, foram empossados os novos diretores da Executiva Estadual e apresentados 14 pré-candidatos a prefeitos que irão disputar eleições em vários municípios paraibanos.

Representantes do PSOL de Caiçara participaram do encontro do PSOL paraibano. O companheiro Luciano Félix foi empossado como membro do Diretório estadual (suplência) e foi lançado o seu nome como Pré-Candidato a prefeito do Partido no município de Caiçara.

Durante a Manhã foi feita a apresentação e empossada a nova Executiva do Diretório Estadual do PSOL/PB (Titulares e Suplentes); Apresentação dos pré-candidatos do PSOL em diversas Prefeituras da Paraíba, nas mais distintas regiões; Posicionamento do PSOL na Conjuntura atual. Nessa etapa do encontro foram discutidas estas questões, momento em que os participantes puderam se apresentar, também expor a atual situação políticas em seus municípios.

De acordo com Tárcio Teixeira, o PSOL se organiza para lançar pré-candidaturas em aproximadamente 10% dos municípios paraibanos e já estão confirmados pré-candidatos em 14 cidades.  Para Caiçara ficou definido o nome de Luciano Félix: pré-candidato a prefeito. Ele é graduando do curso de administração-UFPB e empregado público dos Correios e ex-delegado sindical do SINDSERV (Sindicato dos Servidores Municipais).Um jovem e determinado homem, que acredita na política como um instrumento para transformação da vida social. Sua determinação e coragem estarão a serviço de um projeto político programaticamente vinculado aos interesses da classe trabalhadora, a serviço dos interesses públicos. 
Luciano Félix - Pre-candidato a prefeito pelo Psol de Caiçara
A política quando é feita com ética, poderá mudar para melhor a vida de um povo. Para fazer política com ética, é preciso termos homens e mulheres de caráter firme, para que a personalidade e a moral dos envolvidos sejam coerentes com o seu caráter. Caráter, Personalidade e Ètica, estes são os três mais importantes prerrequisitos para um político ser moralmente honesto. Ele tendo isso, não precisará de grandes somas de dinheiro e nem de grande máquina empresarial para fazer sua campanha. O povo, consciente e esclarecido, perceberá que políticos desonestos, forasteiros e saqueadores do patrimônio público, não podem mais ter espaço na Política de Caiçara. pois existem nomes com um novo perfil para uma nova política, determinada a combater erros e desvios que prejudicam a população local.

Como Caiçara é um município com forte presença de população rural, foi definido como pré-candidato a vice-prefeito Márcio Carneiro. Ele é agente de saúde do Município de Caiçara, mora na zona rural de Caiçara, no sítio Pé-de-Serra. Este também é um jovem homem que conhece as comunidades mais carentes do municipio e se dedicará ainda mais para que a saúde da população caiçarense possa dar um salto qualitativo em sua gestão. Essa dupla de fato esta representando tanto os trabalhadores da cidade quanto do campo, incluindo-se aí os servidores públicos do município, estado e da federação.

Márcio Carneiro - Pré-Candidato a Vice Prefeito pelo PSOL de Caiçara
Além dos pré-candidatos a prefeito e vice, o PSOL de Caiçara esta trabalhando uma chapa popular para a eleição proporcional, com condições de mudanças reais para a Câmara de Vereadores. Assim também foram lançadas as pré-candidaturas do Professor Marquinhos: pré-candidato a vereador, professor, terá como bandeira principal a educação e a defesa da categoria docente. Para esse nosso pré-candidato, a Educação é o mais significativo instrumento para o desenvolvimento de uma comunidade e um vereador atuante poderá contribuir e fiscalizar para que de fato sejam investidos os recursos destinados a educação do município, realmente no ensino, na qualificação dos servidores da educação e na estruturação e equipamentos escolares.


Outros nomes estão sendo discutidos nas instâncias do partido e já está confirmada a pré-candidatura do companheiro Jomilson, popularmente conhecido por (Têta): pequeno comerciante e agricultor; bandeira principal, a agricultura, associativismo rural, crédito rural e investimentos no campo. Sabemos que as populações rurais de Caiçara são completamente desassistidas e um vereador comprometido com essas causas poderá fazer a diferença nessa relação cidade e campo.

Em breve o PSOL de Caiçara, estará divulgando outras pré-candidaturas para vereador/a com o intuito de superarmos essa velha política, viciada e corrompida pela compra de votos e pela prática negociação pessoal que só prejudica os interesses da população. Teremos candidatos a vereadores e vereadoras que de fato estarão na linha de frente para defender os interesses da classe trabalhadora da cidade e do campo.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Câmara de vereadores de Guarabira aprova contas reprovadas pelo TCE

Fatima-Josa-Zenobio
Fotos extraídas do: http://expressopb.com/wp-content/uploads/2015/12/Fatima-Josa-Zenobio.jpg/ 11/DEZ/2015

Por Belarmino Mariano



REPROVADA, APROVADA, IRREGULAR, REPROVADA, APROVADA, IRREGULAR...parece brincadeira, mas não é. Nos cruzamentos das vias férreas temos a placa em ferro fundido: PARE, OLHE e ESCUTE!. Contas irregulares, reprovadas e depois aprovadas, foi isso mesmo que aconteceu em Guarabira, agora no dia 10 de dezembro de 2015. No momento em que o país vive uma das suas piores crises políticas, econômicas e éticas. Enquanto os ex-prefeitos e atual prefeito estão rindo atoa, vejam a situação do poder legislativo em Guarabira.

Fonte: Ricardo Mário Gonçalves, professor de História Oriental da USP.
NÃO ESCUTO, NÃO VEJO e NÃO FALO. Aí "o trem da história" passa por cima da ética e da democracia triturando os valores civilizatórios, os valores religiosos, os valores morais dos que calam e consentem que práticas de corrupção sejam adotadas como valor universal no local, em pleno mês natalino, o mês do perdão, o mês da solidariedade humana, o mês do aniversário de Jesus Cristo, isso, o mesmo que 33 anos depois foi crucificado, morto e sepultado para nos garantir a vida eterna.

O dinheiro público sem licitação, sem comprovação de gasto, sem prestação de contas, sem o destino correto e que não se justifica nas contas de Zenóbio, de Fátima ou de Josa, foi pelo ralo, foi perdoado pelos vereadores. Isso mesmo, soma milhões. Isso mesmo, milhões que poderiam ter sido investidos corretamente em saúde, educação, habitação, assistência social ou obras. Enquanto isso, o legislativo de Guarabira, que deveria fiscalizar o executivo, fechou os olhos, tapou os ouvidos e tapou a boca diante das irregularidades confirmadas pelo TCE/PB.

Senhoras e senhores, como faz falta termos UNS 03 PARLAMENTARES do PSOL nessa Câmara de vereadores de Guarabira. Tenho certeza de que não fariam o que acabou acontecendo em Guarabira, no dia 10 de dez de 2015. Mais uma vergonha municipal, mais uma manobra típica das oligarquias do começo do seculo XX. Qual foi o preço dessa manobra? Daria para calcularmos o valor da Ética na política? Essas perguntas vão para os mais de 30 mil eleitores que votaram nestes vereadores, nesses prefeitos e vice-prefeitos que há anos se elegem e se reelegem com o voto popular. Daria para valorarmos o golpe sofrido pela nossa democracia?

Foi noticia diária nas rádios, blogs e portais ligados ao atual prefeito de Guarabira, que as contas de Fátima Paulino e Josa da Padaria haviam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB). Os vereadores  que eram aliados de Zenóbio Toscano e de oposição a Fátima Paulino e a Josa da Padaria fizeram uma verdadeira devassa do vermelhão. Esse tema era discutidos de manhã, na hora do almoço e antes do jantar. Os vereadores eram quase todos/as as mesmas "figurinhas carimbadas". Vejam o destaque do  Portal 25 horas para esse assunto:

Fátima Paulino e Josa da Padaria tem contas reprovadas pelo TCE (20/12/2014)

"Dois gestores passaram pela Prefeitura de Guarabira em 2012. O TCE reprovou, por maioria, a prestação de contas da ex-prefeita Maria de Fátima de Aquino Paulino (que respondeu pela administração municipal até junho) e, por unanimidade, as do ex-prefeito José Agostinho Souza Almeida (gestor até o final do exercício). O não recolhimento de contribuições previdenciárias e despesas não licitadas contribuíram, entre outras falhas, para as duas decisões, mas ao segundo gestor o TCE ainda impôs o débito de R$ 40.819,00 por despesas não comprovadas com assessoria jurídica" (http://www.portal25horas.com.br/fatima-paulino-e-josa-da-padaria-tem-contas-reprovadas-pelo-tce/).

Isso mesmo, Tanto Josa da Padaria, quanto Fátima Paulino estariam com suas candidaturas inelegíveis, ou teriam que pagar multas e repor ao erário público os recursos que não conseguiram comprovar em suas prestações de contas. Mas na Câmara de Vereadores de Guarabira, parece que sempre se dá um jeito para essas coisas.


 ex-prefeito, Josa da Padaria teve contas aprovadas 
ex-prefeita e vice-prefeito Josa e Zenóbio. Fotos extraídas dos Portais 25 horas e Paraíba Urgente - 20/12/2014 e /10/12/2015
Essa noticia de reprovação das contas de Josa repercutiu muito nas rádios e blogs de oposição ao grupo vermelhão. Mas para nossa surpresa, muita água passou por debaixo da ponte e na política entre gatos, ratos, jacarés e jardins de girassóis dos contos de fadas, não importa as cores dos cenários, se preto, azul, vermelhão ou laranja. Na hora H, ou muito depois da hora H, se dá um jeitinho e depois de um acordão, todas as contas são aprovadas, como em um passe de mágica.

Isso mesmo, em um passe de mágica, pois em meio a uma câmara de vereadores onde o atual prefeito Zenóbio Toscano, também estava com suas contas irregulares, de acordo com o mesmo TCE, com um agravante, minoria absoluta na Câmara, mas misteriosamente conseguiu ter suas contas também aprovadas. 

Uma pergunta que não quer calar: Os vereadores de Guarabira estão chamando os auditores do TCE de Que? Se os auditores identificaram irregularidades graves nas contas da ex-prefeita Fátima, do ex-prefeito Josa da Padaria, reprovando-as e nas contas do atual Prefeito Zenóbio Toscano. Mas os vereadores aprovam as suas contas irregulares. No minimo estão considerando que os auditores do TCE foram incompetentes e cometeram erros ou injustiças contras os prefeitos em questão. Quantos desses vereadores de fato, possuem conhecimento técnico na área contábil, econômica ou tributária? Na verdade eles cometeram dois erros graves: Aprovaram as contas e reprovaram os auditores do TCE/PB.

Esse foi o presente de Natal que os vereadores de Guarabira deram a esses três políticos, tão criticados entre eles próprios, em que um vive tentando "comer o figado" do outro. veja o destaque que o mesmo Portal 25 horas deu ao assunto, também repercutido por rádios, blogs e portais da região. 

Fátima, Josa e Zenóbio tem contas aprovadas por unanimidade pela Câmara de Guarabira (10/12/2015)

"Em sessão ordinária na tarde desta quinta-feira (10), a Câmara de Vereadores de Guarabira aprovou por unanimidade as contas dos ex-prefeitos Fátima Paulino (PMDB) e Josa da Padaria (PSB) e do atual prefeito Zenóbio Toscano (PSDB), relativas aos exercícios financeiros de 2012, nos dois primeiros casos, e 2013, no caso seguinte. O presidente da Câmara, Inaldo Júnior, atendendo a acordo firmado entre as bancadas submeteu a votação dos pareceres emitidos pela Comissão de Constituição, Redação e Justiça, em bloco, e da mesma forma das contas, aprovando as respectivas contas em definitivo" (http://www.portal25horas.com.br/fatima-josa-e-zenobio-tem-contas-aprovadas-por-unanimidade-pela-camara-de-guarabira/).

Agora vejam o que diz o Portal PB, em que, estranhamente o Prefeito Zenóbio Toscano apresenta fortes irregularidades em sua prestação de contas, trecho do artigo em que o Ex-governador Roberto Paulino é o entrevistado:


Mesmo com restrições, contas de Guarabira são aprovadas (2112/2015).

"As contas do prefeito Zenóbio Toscano, referentes ao exercício de 2013, foram aprovadas pela Câmara Municipal de Guarabira com restrição de mais de R$ 1.200.000,00 (Hum Milhão e Duzentos Mil Reais), conforme documentos do TCE-PB" (http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20151221075923&cat=politica&keys=mesmo-restricoes-tcepb-contas-municipio-guarabira-sao-aprovadas).

Isso mesmo meus senhores e minhas senhoras, contas que não batem são aprovadas pelos vereadores de Guarabira, por unanimidade. Se as bancadas estão totalmente divididas, entre a oposição ligada ao grupo paulino com cinco vereadores, os girassóis com 7 e o prefeito com apenas 3 vereadores. Bancadas onde os três políticos: Zenóbio (PSDB); Fátima (PMDB) e Josa da Padaria (PSB), podem ser pré-candidatos a prefeitos em 2016.

Como conseguiram chegar a tão absurdo acordo político? De fato o que esses ex-prefeitos, prefeito e vereadores tem em comum? Quem de fato é oposição nessa Câmara? Em quê esses políticos que estão no poder em Guarabira podem falar de Eduardo Cunha, Dilma, Michel Temer ou Renan Calheiro? todos envolvidos na lama da corrupção nacional.

Nada de diferenças, senhoras e senhores, nada mesmo. Essa política Guarabira há décadas é um grande teatro, onde o povo participa como coadjuvante, como espectadores, como figurantes. Os grupos vivem se gladiando nas sessões da Câmara, muito mais por futilidades, por picuinhas, mas ao final aprovam tudo por unanimidade. Aprovam o que já foi reprovado, aprovam o que encontra-se irregular.

Agora, talvez entendam os motivos de não me deixarem falar na Câmara dos Vereadores. Tentaram me calar, tentaram calar o PSOL de Guarabira. Na verdade eles não se opõem de fato, eles encenam e até brigam para ver quem fica com o maior pedaço do município, ou com mais cargos em órgãos do estado. Na hora H, das 24 para as 25 horas, eles se rearrumam, organizam seus palanques, botam o povo pra brigar por eles, criam as rinhas de apostas pra ver quem ganha e depois quem paga o pato? e depois quem serão os patos?

Na minha opinião, estes três políticos, ex-prefeita e ex-vice e atual prefeito, pelas irregularidades em suas prestações de contas, já deveriam ter suas futuras candidaturas impugnadas, pois o TCE, confirmou as irregularidades e o poder legislativo local foi omisso e, ao aprovar contas irregulares também compactuou com as irregularidades apresentadas. Todos estes políticos, em 2016 devem ser reprovados pelo povo de Guarabira.

Fontes:

http://www.portal25horas.com.br/fatima-paulino-e-josa-da-padaria-tem-contas-reprovadas-pelo-tce/
http://www.portal25horas.com.br/fatima-josa-e-zenobio-tem-contas-aprovadas-por-unanimidade-pela-camara-de-guarabira/
http://www.cadernodematerias.com/2015/12/fatima-josa-e-zenobio-tem-contas.html
http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20151221075923&cat=politica&keys=mesmo-restricoes-tcepb-contas-municipio-guarabira-sao-aprovadas
http://expressopb.com/2015/12/acordao-bancadas-se-alinham-na-camara-de-guarabira-e-contas-de-fatima-josa-e-zenobio-sao-aprovadas-por-unanimidade/



domingo, 20 de dezembro de 2015

NOVO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL-PB TOMA POSSE A APRESENTA PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO


POR: JOSEILTON GOMES (IKEDA)
Extraído na integra do Caderno de Matérias.

O PSOL da Paraíba realizou neste sábado (19) um seminário sobre a Contrarreforma Política e Orçamento Público, na perspectiva de futuras prefeituras sobre a administração do PSOL. Durante o evento, foram empossados os novos diretores da Executiva Estadual e apresentados 14 pré-candidatos a prefeitos que irão disputar eleições em vários municípios paraibanos, entre os quais o professor Belarmino Mariano Neto, pré-candidato a prefeito de Guarabira.

Durante a manhã foi feita a apresentação e empossada a nova Executiva do Diretório Estadual do PSOL/PB - titulares e suplentes. Também foram discutidas algumas questões sobre a atual situação política em municípios onde a legenda terá candidato, por exemplo.

De acordo com Tárcio Teixeira, o PSOL se organiza para lançar pré-candidaturas em aproximadamente 10% dos municípios paraibanos e já estão confirmados pré-candidatos em 14 cidades.

Em João Pessoa, inclusive já conta com três pré-candidaturas, incluindo seu nome, o do presidente do SINDFISCO, Vitor Hugo, membro da Executiva estadual do PSOL paraibano, Além de Fabiano Galdino, ex-presidente do PSOL/PB e trabalhador dos Correios e Telégrafos.

Nas demais cidades foram apresentadas 14 pré-candidaturas, entre elas: Prof. Martinho Marcolino (Araçagi), o Bancário João Batista Rodrigues de Araújo (Bayeux), ex-vereador por três mandatos e ex-secretário municipal. professor da Rede Estadual de Ensino e agitador cultural; Luciano Félix (Caiçara), trabalhador dos Correios; O sapateiro Gobira (Cajazeiras), ex-candidato a deputado federal do PSOL e que obteve expressiva votação com mais de 49 mil votos; O Advogado Marcos Patrício (Cabedelo); Prof. Belarmino Mariano Neto (Guarabira), ex-diretor da UEPB e da 2ª Gerência de Ensino de Guarabira, professor da UEPB, Campus III; O jornalista Souza Neto (Itaporanga); João Tavares (Massaranduba), Adelson Santana (Pedras de Fogo), Silvano Morais (Patos), da Polícia Militar; Zé Cosmo (Pilar), servidor público; o advogado José Rivaldo (Princesa Isabel); o historiador e prof. Valdir Lima (Santa Rita); Rosângela Vital (Solânea), destaque para o recorte de gênero. As pré-candidaturas em Campina Grande e em outros municípios como: Cacimba de Dentro e Sousa ainda estão sendo definidas e até fevereiro poderão esta sendo lançadas pelo PSOL da Paraíba.

Durante a tarde, foram realizadas várias palestras, quando os participantes debateram desde os aspectos políticos até os elementos operacionais, prazos e documentação necessária para possíveis candidatos. Avenzoar Arruda, Áurea Augusta e Alexandre Soares, dirigentes da executiva estadual, participaram do debate.

Encerrando os trabalhos, o presidente Tarcio Texeira relembrou as decisões do V Congresso Nacional do PSOL. Sobre o Impeachment, por exemplo, ampla maioria, 90% dos delegados, deliberou por não apoiar o processo de Impeachment dirigido por Eduardo Cunha. Mas o PSOL deve continuar o seu trabalho de Oposição de Esquerda ao Governo Dilma/Temer (PT/PMDB) por entender que esse governo abandonou a luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora, imponto políticas neoliberais como o ajuste fiscal, arrocho salarial dos servidores públicos e reajuste de serviços essenciais como energia, combustíveis, além de impostos. Para o PSOL a luta é nas ruas com #ForaCunha #ContraOAjusteFiscal #ContraOImpeachment. (Blog do Ikeda, com assessoria do PSOL) #Política

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Contra o golpe de Cunha e da direita corrupta


Imagem extraído do face do psol nacional, 2016.


Por Belarmino Mariano Neto

O Povo foi as ruas nesse dia 15 de dezembro para dizer não as tentativas de golpes, orquestrados por Cunha e ordenado pela direita conservadora e corrupta. As imagens dizem talvez o que mil palavras talvez não dissesse. Aqui são apenas algumas que podem ser comparadas com as imagens da direita que saiu as ruas no Domingo passado, passeando pela beira da praia, ou passeado pelas avenidas de capitais não praieiras. passeios do domingo. Hoje, foi muito diferente, milhões de pessoas foram as ruas e gritaram, e cantaram e disseram #GolpeNuncaMais! OCUPAR AS RUAS 
Contra o impeachment, o ajuste fiscal e pelo #ForaCunha




NOTA: O PSOL é Oposição de Esquerda ao Governo Dilma/Temer (PT/PMDB) e Contra o Impeachment
1- Os efeitos da crise econômica e política, aprofundadas pelas medidas do governo federal, pesam especialmente sobre os trabalhadores e o povo, que sofrem a violência do desemprego e da perda do poder de compra dos salários, enquanto os grandes rentistas e os bancos ampliam seus lucros;

2- Processo de impeachment tem previsão constitucional (arts. 85 e 86 da CF), mas este, decidido por Eduardo Cunha (PMDB/RJ), construído num ambiente de chantagens mútuas e posições oportunistas de todos os grandes partidos, foi descarada retaliação, no marco de barganha que o deputado pratica permanentemente dentro do Legislativo e fora dele. Cunha abusa de suas prerrogativas para salvar seu mandato, atingido por denúncias robustas de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, ocultação de bens e outros crimes. O PSOL já advoga há tempos o afastamento de Cunha e não reconhece a validade de suas iniciativas;

3- Destituir Dilma, a cujo governo antipopular nos opomos, para colocar em seu lugar o Vice-presidente Michel Temer (PMDB), significaria aprofundar “uma ponte para o futuro” que é mera continuidade do presente, pavimentada pelos materiais do privatismo puro e duro;

4- Para nós do PSOL, as saídas da crise só virão com ampla mobilização popular em torno de reformas profundas, que instituam um novo modelo econômico, soberano, igualitário e ambientalmente sustentável. Além de um modelo político, livre do financiamento empresarial, que aprofunde a democratização do país, através do qual as maiorias sociais possam se tornar as maiorias políticas, e a transparência republicana, melhor antídoto à corrupção sistêmica.

Reforçamos nossa luta frontal contra Cunha e todos os corruptos, e de oposição programática e de esquerda ao governo Dilma.

#ForaCunha #ContraOAjusteFiscal #ContraOImpeachmet 




Praça Afonso Arinos, Belo Horizonte/MG, extraído das redes sociais <15/12/2015>

Enquanto isso, com exceção de Luiz Couto, os deputados paraibanos paraibanos, não assinaram o pedido de cassação de Cunha. Alguns como Manoel Jr. e Wellegton Roberto estão na tropa do Cunha. Mas a pior situação é a bipolar do PSDB brasieliro:


agora vejam a manifestação do dia 15/12/2015 contra o golpe de cunha, do PSDB e outros defensores das elites dominantes. aqui merece um comparativo com a manifestação da direita que ocorreu no ultimo domingo. A primeira imagem é da Rede Globo, que inclusive fez a cobertura durante todo o domingo, mesmo com uma minguada quantidade de pessoas nas capitais e nas orlas das capitais. 

Avenida Paulista/SP. Imagens extraídas das redes sociais. <13/12 e 15/12/2015>
Imagem do Ponto de Cem Reis no centro de João Pessoa, contra o golpe, contra cunha e contra o ajuste fiscal. NãoVaiTerGolpe #ContraOPlanoLevy#ForaCunha #AbaixoOPlanoLevy #PelaDemocracia

Foto de Kleide Teixeira - Ponto dos Cem Réis - A Paraíba disse: não vai ter golpe.Dilma Fica
vejam mais imagens de Joel Martins sobre o ato em João Pessoa, na Paraíba:


veja os deputados da tropa de Cunha:

extraído do face de
                     qualquer imagem é mera confidencia entre ratos e homens... extraído de redes sociais.

O povo sem medo vai as ruas do Rio de Janeiro - Na Cinelândia - 

Rio de Janeiro - Jornalistas Livres

Campina Grande/PB - Jornalistas Livres
Campina Grande - PB - Jornalistas Livres
Reafirmamos nossa posição de oposição de esquerda ao governo Dilma/Temer (PT/PMDB), pois esse governo ataca os direitos dos trabalhadores. corta direitos sociais, aprova ajustes fiscais neoliberais, aumenta abusivamente preços (combustíveis, energia, taxas, gás de cozinha, etc). Mas não podemos aceitar essa tentativa de golpes contra a democracia e contra a república. O que esta em jogo não é esse ou aquele governo de plantão, mas as conquistas históricas, fortemente atacadas pelas classes dominantes, representadas pelos deputados e senadores que representam essas elites dominantes. É contra essas medidas que devemos ir as ruas, a luta continua!

* A nota do PSOL paraibano foi encaminhada pelo presidente estadual Tárcio Holanda Terxeira

Eleições da ADUEPB - Vitória da chapa 02

 

Por Belarmino Mariano Neto

Depois de uma eleição apertada para direção do/sindicato dos professores da UEPB, a chapa 02 liderada pelo prof. Nelson Jr. foi vitoriosa com 129 votos, contra 115 da chapa 03 e 87 da chapa 01. Os membro da chapa dois são importantes líderes do movimento sindical docente e o reflexo dessa vitória esta no reconhecimento da categoria em confiar a direção sindical para o biênio 2016/2017, aos companheiros que estiveram no comando do movimento grevista de 2015, sem vacilar, lutaram com "unhas e dentes" em defesa dos interesses da categoria docente e em defesa da autonomia da UEPB perante o governo do Estado da Paraíba e a administração central da própria universidade.

Os dados demonstram que o resultado foi apertado, pois no campo da esquerda houve uma dissidência do grupo que não garantiu a unidade, mas se somados os votos da chapa 01 e chapa 02, nas quais estavam representados nomes do sindicalismo combativo, fosse contra o governo ou contra a administração central da UEPB, percentualmente representou uma grande vitória sobre o grupo ligado a chapa 03, uma chapa com ex-dirigentes da ADUEPB e que seguem orientações políticas nitidamente governamentais.

Essa vitória é na verdade uma derrota do sindicalismo pelego e serviçal dos governos de plantão, nessas eleições representada pela chapa 03, que do nada entrou na disputa com um rico material de campanha e se agarrou principalmente em setores inativos da UEPB, muitos ocupando cargos em setores do governo estadual.
A vitoria da chapa 02, com Nelson Jr. na presidência da ADUEPB, existe a clara possibilidade de uma unidade das esquerdas e o fortalecimento do sindicato em defesa dos interesses da categoria. O mais importante agora é o reconhecimento depositado pela categoria e a ampla participação docente nas eleições. Isso demonstra que o sindicalismo docente esta vivo, altivo e se prepará para as importantes batalhas que se desenrolarão entre os anos 2016 e 2017, diante de governos que adotam políticas neo liberais de arrocho salarial e de sucateamento da UEPB, quebrando sua autonomia e abandonando os investimentos do ensino superior em nosso estado da Paraíba.

Vejam os números da eleição:

Extraído das redes sociais, 16/12/2015.

dados pessoais do novo presidente da ADUEPB e de alguns membro da nova diretoria:












Dezenas de outros professores e professoras estão nessa base sindical de apoio a chapa 02 e fortalecerão os trabalhos da Nova ADUEPB, em especial com as mudanças administrativas prevista para a gestão, com a garantia de um sindicalismo de esquerda, fortalecido pela defesa dos interesses da categoria docente e contra as políticas neoliberais que atacam os professores e a educação pública, laica e gratuita.
Parabéns aos novos e novas diretoras sindicais da ADUEPB!

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Política, Corrupção e Pobreza

Arte de Regis Soares - PB - www.actcom.com.br


Por Belarmino Mariano Neto 

Estamos vivendo um verdadeiro caos na política brasileira, ventilado por práticas de corrupção, por falta de ética e de decoro, além de uma baixa moral e confiança, da sociedade, naqueles que se colocam como políticos ao serviço republicano. Sobre a verdade das palavras o Sábio Chinês Lao Tsé, disse: “As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras”.
Na realidade não temos como ignorar a triste situação política em que se encontra o Brasil. A pobreza política dos que ocupam cargos públicos para executar políticas públicas aos mais pobres, não se efetiva, devido ao elevado grau de corrupção, praticada por um crescente numero de parlamentares nas diferentes esferas da vida política nacional, estadual e municipal.

Mas nem tudo esta perdido, pois devemos acreditar em homens e mulheres que prezam pela ética e defendem a democracia e a república. Estes podem esta no judiciário, na Polícia Federal, no executivo e/ou no parlamento. Mas prefiro acreditar que estejam no meio do povo, na sociedade e/ou nos movimentos sociais organizados. Pensando assim, foi criado o Movimento Povo Sem Medo! O primeiro passo é condenarmos todo o qualquer tipo de golpe nos interesses nacionais, simplesmente pela tentativa de tomar o poder, sem a devida confirmação de criminalidade desse ou daquele gestor. Com isso, não estamos aqui para defendermos nem Dilma e nem o seu governo PT/PMDB.

Queremos sim garantir uma governabilidade, acompanhada da devida operação federal que vem prendendo corruptos, sejam políticos, empresários ou funcionários de empresas públicas, mistas ou privadas e que desviaram recursos públicos ou facilitaram o seu desvio. Estes devem responder e confirmado o crime, penalizados na forma da lei.

Precisamos rever as decisões golpistas encaminhadas pelo Deputado Federal Eduardo Cunha. atual presidente da Câmara dos Deputados, pois os interesses escusos do seu grupo política prejudicam diretamente a classe trabalhadora. Não podemos aceitar os acordos feitos com o governo Dilma, que prejudicam os trabalhadores, em diferentes níveis da coisa pública. Política econômica que segue a cartilha do neoliberalismo; os cortes de recursos em áreas como saúde, educação, serviço social, mordia entre outras não correspondem ao plano de governo que elegeu a presidenta.

Somos totalmente contra aos que tentam a cassação da presidenta Dilma ao mesmo passo em que se tornou URGENTE a cassação do Eduardo Cunha, por decoro parlamentar e por envolvimento em desvio de dinheiro público, confirmado pelo Ministério Público Suíço.

Esse tipo de corrupção se multiplicado pelas milhares de prefeituras, pelas dezenas de governos estaduais em seus secretariados, em seus esquemas de licitações irregulares (viciadas) ou do uso irregular das instituições que mantem a saúde, educação, planejamento, assistência social e outros órgãos públicos, impedem que as verdadeiras políticas publicas seja de fato efetivadas. Com isso, temos uma população carente de moradia, doente, sem educação e vivendo marginalmente, no subemprego, no desemprego e com baixas remunerações. Esse jogo política precisa ser zerado e o povo deverá fazer isso tanto na luta, quanto nos momentos de escolhas políticas.

Somos oposição de esquerda ao governo Dilma PT/PMDB e outros!

Somos contra o ajuste fiscal proposto pelo governo, através do Ministro Levi!
Somos contra o impeachment!
Queremos o Fora Cunha!

Veja lista de políticos corruptos