Por Belarmino Mariano Neto
Depois de uma eleição apertada para direção do/sindicato dos professores da UEPB, a chapa 02 liderada pelo prof. Nelson Jr. foi vitoriosa com 129 votos, contra 115 da chapa 03 e 87 da chapa 01. Os membro da chapa dois são importantes líderes do movimento sindical docente e o reflexo dessa vitória esta no reconhecimento da categoria em confiar a direção sindical para o biênio 2016/2017, aos companheiros que estiveram no comando do movimento grevista de 2015, sem vacilar, lutaram com "unhas e dentes" em defesa dos interesses da categoria docente e em defesa da autonomia da UEPB perante o governo do Estado da Paraíba e a administração central da própria universidade.
Os dados demonstram que o resultado foi apertado, pois no campo da esquerda houve uma dissidência do grupo que não garantiu a unidade, mas se somados os votos da chapa 01 e chapa 02, nas quais estavam representados nomes do sindicalismo combativo, fosse contra o governo ou contra a administração central da UEPB, percentualmente representou uma grande vitória sobre o grupo ligado a chapa 03, uma chapa com ex-dirigentes da ADUEPB e que seguem orientações políticas nitidamente governamentais.
Essa vitória é na verdade uma derrota do sindicalismo pelego e serviçal dos governos de plantão, nessas eleições representada pela chapa 03, que do nada entrou na disputa com um rico material de campanha e se agarrou principalmente em setores inativos da UEPB, muitos ocupando cargos em setores do governo estadual.
A vitoria da chapa 02, com Nelson Jr. na presidência da ADUEPB, existe a clara possibilidade de uma unidade das esquerdas e o fortalecimento do sindicato em defesa dos interesses da categoria. O mais importante agora é o reconhecimento depositado pela categoria e a ampla participação docente nas eleições. Isso demonstra que o sindicalismo docente esta vivo, altivo e se prepará para as importantes batalhas que se desenrolarão entre os anos 2016 e 2017, diante de governos que adotam políticas neo liberais de arrocho salarial e de sucateamento da UEPB, quebrando sua autonomia e abandonando os investimentos do ensino superior em nosso estado da Paraíba.
Vejam os números da eleição:
Extraído das redes sociais, 16/12/2015. |
dados pessoais do novo presidente da ADUEPB e de alguns membro da nova diretoria:
Dezenas de outros professores e professoras estão nessa base sindical de apoio a chapa 02 e fortalecerão os trabalhos da Nova ADUEPB, em especial com as mudanças administrativas prevista para a gestão, com a garantia de um sindicalismo de esquerda, fortalecido pela defesa dos interesses da categoria docente e contra as políticas neoliberais que atacam os professores e a educação pública, laica e gratuita.
Parabéns aos novos e novas diretoras sindicais da ADUEPB!
Nenhum comentário:
Postar um comentário