domingo, 22 de setembro de 2024

Gente de fora que não vota em Guarabira. Será que estão querendo te enganar?

Por Belarmino Mariano.
Neste domingo, Guarabira virou um grande estacionamento de ônibus, inclusive ônibus escolar, usados provavelmente para atividades políticas eleitorais.
Na lateral do mercado público, nos terrenos de loteamentos e em ruas do bairro novo. Foram vistas dezenas ou talvez centenas de ônibus, trazendo gente de fora de Guarabira, todos caracterizados com cores amarelo e azul para passear pelas ruas da cidade, como se fossem eleitores e apoiadores da candidata do prefeito.
Cena lamentável, pois pode caracterizar algo parecido com algumas pesquisas em que a candidata do prefeito está eleita com uma grande vantagem. Será mesmo? Observem alguns vídeos em que, populares de Guarabira, gravaram um verdadeiro aglomerado de ônibus de outras cidades, tentando encobrir a realidade.

Acho que Guarabira já fez a sua escolha, se ilude quem quiser, pois o povo quer mudanças, quer uma Guarabira melhor. Por isso agora é #RanyFlá10.

*Imagens das redes sociais.
Alguns links 


quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Portal Mídia - O Debate Entre Candidatos é um Serviço de Utilidade à Democracia.


Por Belarmino Mariano.

Primeiro gostaria de parabenizar a Michele Marques e toda a sua equipe do Portal Midia e da TV Mídia, por realizar os debates para Prefeitos e vice-prefeitos de Guarabira e de vários outros municípios da Região Imediata de Guarabira (RIG).

Em segundo lugar, afirmo que a desculpa do candidato a vice-prefeito, indicado direto do atual prefeito Marcos Diogo, ao invés de justificar a sua ausência, prefere atacar a profissional de imprensa, em um total desrespeito aos comunicadores e jornalistas da nossa região.

Farei questão de postar aqui, a "desculpa esfarrapada" do candidato, pois talvez por medo, despreparo e desprezo a democracia, fugiu do único debate até o momento, realizado por um meio de comunicação?

Diga-se de passagem, debate esse, registrado no Tribunal Eleitoral, cujas regras foram todas definidas antecipadamente e registradas com a confirmação dos candidatos e conhecimento prévio do formato e regras.

As regras e perguntas, foram todas feitas por vários jornalistas, por cidadãos de Guarabira e um bloco de perguntas, em que, candidato, perguntaria a candidatos, com tempos iguais e direitos a resposta, réplica e tréplica.

Logo, a organizadora e mediadora do debate, não interferiria em exatamente nada. Como de fato não interferiu. Acho até que se tornou uma falta de ética, sugerir que o debate não oferecia a insenção necessária. Em outras palavras, o candidato, igual a sua titular, não seguraram a própria palavra de que estariam nos debates.

Todas as pessoas sabem do profissionalismo de Michele Marques e de toda a sua equipe. Ela não é mulher para prejudicar sua empresa e nem seu nome. Será que o candidato sabe que a justiça eleitoral é muito rigorosa em relação as regras eleitorais? O que Michele ganharia em prejudicar esse ou aquele candidato? Um processo, multas pesadas ou a interdição de sua empresa?

Então candidato arrume ou desculpa, dê outros motivos, pois tentar culpar os organizadores pela ausência ou fulga do debate é pedir arrego, achando que vai escapar. Como dizem os adágios populares: "Até escapa, mais escapa fedendo"; "Desculpa de Amarelo é comer barro"; "Pede pra ir ao banheiro e sai".

Que vergonhoso, que desrespeito aos profissionais de imprensa, que indelicadeza com os eleitores de Guarabira. Será que, ao se negar em participar do debate, o candidato pode estar demonstrando despreparo, insegurança ou até medo para enfrentar sua oponente em um debate intelectual, de ideias, de insegurança psicológica ou emocional e dos seus programas de governo para Guarabira?

Agora entendemos as bravatas de que não conhecia a candidata Flávia Paredes, perdeu a grande oportunidade de conhecer e debater com ela face a face. Seria difícil explicar que o programa de governo do fujão é uma cópia colagem, ou plágio de outro candidato.

Seria difícil explicar a pior gestão já ocorrida em Guarabira, do atual prefeito, seu aliado e quem exigiu na convenção que ele fosse o vice da candidata do atual prefeito.

Então, se esconder ou fugir de debates, não evita nada e acaba dando mais espaço e munição para a sua opositora, que deu uma verdadeira aula de democracia e de conhecimento. 

Agora, "quem pariu Mateus, que balance", pois o povo de Guarabira, já começou a acordar, pois já são 12 anos, em que Toscano, Diego e Raimundo estão nessa gestão, hora como secretário, prefeito ou vice-prefeito. Então não tem mais desculpas e nem promessas, pois tiveram tempo demais para fazer e não fizeram.

Em mais de uma década, são os responsáveis diretos pelo quase completo descaso pela coisa pública. Guarabira, que deveria ser a cidade polo da região, está mais atrasada do que cidades bem menores da região.

Aqui, em 12 anos, conseguiram instalar o caos em todos os setores da administração pública, com dezenas de obras abandonadas, servidores públicos desassistidos, serviços essenciais sem atendimento e completo atraso de desenvolvimento.

Para finalizar, gostaria de parabenizar a Dra. Flávia Paredes, pois não fugiu do debate, apresetou o seu programa de governo, foi respeitosa e democrática, respondendo a todos os participantes, perguntas de jornalistas e de cidadãos de diferentes áreas. 

Parabéns pelas perguntas feitas ao candidato fujão, e que preparo ao responder com muita segurança, equilíbrio e temperança, sem ataques ou baixarias. Esse debate é a certificação de que Flávia Paredes e Raniery, sejam os melhores para administrar Guarabira.

Esse debate foi fundamental, pois de um lado estava a Dra. Flávia, disposta a debater os reais problemas dos guarabirenses e as soluções viáveis. Por outro lado, uma cadeira vazia, uma ausência, ninguém para questionar ou responder as indagações do público e do profissionais de imprensa.

Gostei muito, quando Dra. Flávia disse que estava a disposição para participar de qualquer debate, em qualquer outro meio de comunicação. Então, fica aqui a pergunta: cadê as rádios de Guarabira que até o momento não organizaram nenhum debate?

Cadê a Rádio Constelação, Rádio Rural, Rádio Guarabira, Rádio Cultural? São todas concessões públicas, que deveriam prestar esse serviço para a democracia local. 

Será que, ao não realizarem debates, estarão minando ou protegendo aqueles e aquelas que não querem debater problemas e soluções para Guarabira? 

Vejam que não incluí aqui a Rádio Comunitária, pois talvez seja a única com poucas condições técnicas para realização de debates, mais soube que eles estavam disponíveis. Até fiquei sabendo que a rádio Guarabira iria fazer um debate, mas até o momento não vi movimento para essa realização.

Tanto o nosso candidato a Prefeito Raniery Paulino, quanto Flavia Paredes, já declaram que participam de todo e qualquer debate que forem convidados. Quero assistir a outros debates, então, que os meios de comunicação saiam do obscurantismo e se tornem protagonistas da democracia.

Por Belarmino Mariano.

Momentos do debate:





Equipe O.N.D. conquista 1° lugar em Torneio Internacional de Robótica no Chile.


Por: 2° GRE - Guarabira.

De acordo com a Segunda Gerência Regional de Ensino da Paraíba, sediada em Guarabira/PB, a Equipe O.N.D. conquista 1° lugar em Torneio Internacional de Robótica no Chile.

A cidade de Cuitegí, na Paraíba, ganhou destaque internacional com a vitória da Equipe O.N.D, da Escola Cidadã Integral Odilon Nelson Dantas, que brilhou na etapa mundial do International Tournament of Robots (ITR), realizada entre os dias 7 e 8 de setembro, em Santiago, no Chile.

A equipe conquistou o 1° lugar da Roboleague, nível avançado, impressionando os jurados com a precisão técnica e a criatividade na robótica. Além dessa conquista, a O.N.D. também garantiu o 3° lugar na categoria Seguidor de Linha, nível avançado, mostrando sua versatilidade e domínio em diferentes áreas da robótica.

Devido o excelente desempenho da equipe, além dos troféus, também ganhou dois kits de robótica acompanhados de um curso especializado, representando uma oportunidade de avançar ainda mais no desenvolvimento tecnológico dos estudantes.

sábado, 7 de setembro de 2024

Isso Foi Ontem - Por uma Geografia das Pequenas Coisas.

Por Belarmino Mariano e Ana Carla.

Ontem recebi esta fotografia da minha querida amiga Ana Carla, que foi minha orientanda e estudante do Curso de Geografia, fez Especialização, Mestrado e se encontra no Doutorado.

Atualmente é minha companheira de trabalho na UEPB e lhe considero uma das pessoas que melhor entende os argumentos teóricos do Professor Milton Santos.

Em sua mensagem de Whatsapp vieram os parabéns pelo lançamento do livro "Memória Camponesa", em organização com a querida Mestre Emilia Moreira e outros amigos, como Ivan Targino, Genaro Ieno, Marilda Meneses e Waldir Porfírio.

Olhem o presente que Ana Carla, me enviou, essa fotografia. Ela me disse que, em sua aula de ontem, usou essa imagem para falar sobre o ciberespaço.

"E essa foto representa o tempo que o  acesso das pessoas à informação era pela TV. O tempo das TVs comunitárias".

"Essa é na comunidade Passagem. São as rugosidades do espaço geográfico. Eu vi e lembrei das tuas aulas falando sobre o ciberespaço" (7/9/24, Ana Carla). 

A foto é de ontem, fica na comunidade Passagem, zona rural de Guarabira. Mas certamente foi algo introduzido na comunidade, entre as décadas de 1985 a 1990.

Essa prática foi muito comum em muitas cidades do interior do Nordeste e em comunidades rurais como a representada na fotografia.

Olhem direitinho para essa imagem, pois existe uma sobreposição de tempo-espaço, que alarga o pensamento teórico de "metamorfose do espaço habitado", sugerido por Milton Santos em 1988, pela Editora Hucitec, São Paulo.

A Estrutura de concreto ficava em algum ponto estratégico da comunidade, com uma pequena porta de metal enferrujada, que era trancada com um cadeado e, a chave era de responsabilidade de alguém alida do prefeito.

Ao lado, o símbolo pessoal do administrador e por incrível que pareça dava à imagem um sentido de rosto, com dois olhos vigilantes, um olho de quem executou a obra e outro na televisão que era colocada por trás da portinha metálica.

Ali, no meio de uma praça, ou no pátio, as pessoas levavam suas cadeiras e tamboretes e sentavam para assistir as programações da TV, em muitos casos com imagens chuviscadas e em branco e preto.

O espaço pouco mudou, agora aparece na cena uma casa, ainda sem reboco "casa sem pele". Nela há uma janela que dá para uma pequena cozinha, pois existe tubulação em pvc de canos de água e rede de saída de água de pia de lavar louça.

Mas poderia ser muito bem a janela da sala, aí  sim, agora possuí uma TV de uso familiar. Nesse caso, a antiga TV comunitária, agora, ficou no quintal dessa nova habilitação, perdendo completamente o sentido de uso.  Para os antigos moradores.

O que gosto muito nessa imagem é esse alinhamento casual, dessas duas janelas, na paisagem, uma fechada e guardando o passado de ontem, a outra aberta e antenada com o hoje. Enquanto não for demolida, essa ruga do passado testemunha o ontem.

Eu conversava com Ana Carla, como isso revela geografia e história ao mesmo tempo, espaço-tempo e sociedade-natureza, juntos e misturados, pois agora, ele malzuleu parece um túmulo em meio ao quintal florido da vizinha.

Aí lembramos o quanto um@ professor@ faz a diferença, pois, alguém, vendo essa sena, nem imaginaria em Pierre Lévy, com obras como Ciberespaço e Cibercultura, que começaram a circular ao final da década de 1990 e início de 2000.

Essa fotografia é um rico olhar de olhares para o ontem, mas só os Olhares Geográficos apurados de uma professora, conectada com a realidade, consegue resgatar memórias com sentidos diretos e exclusivos, para além das armadilhas da grande mídia, sempre tentando e querendo dirigir o nosso olhar para ilusões e alucinações dessa droga viciante que nos fascina, alucina e funde a cuca de muitos.

Parabéns professora Ana Carla e obrigado pela fotografia, pois sabe que adoro essa Geografia das Pequenas Coisas. E Santos engrandece com "o meio técnico, científico e informacional" e "Por uma outra globalização"  (Santos, 2001).

Por Belarmino Mariano/Ana Carla. Fotografia de Ana Carla.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Amidi manifesta solidariedade à jornalista Michele Marques após questionamentos sobre integridade de debates em Guarabira

Por WSCOM/Redação (04/09/2024)

Associação de Mídia Digital defende imparcialidade e idoneidade da TV Mídia, que promove debates na região desde 2012. 

NOTA

A Associação de Mídia Digital (Amidi) emitiu nesta quarta-feira (4) uma nota de solidariedade à jornalista Michele Marques, fundadora e diretora do Portal e TV Mídia, após a integridade do veículo e de sua diretora serem questionadas pela primeira vez em mais de uma década de cobertura jornalística na cidade de Guarabira, no brejo paraibano.

Michele Marques, que é diretora regional da Amidi, lidera a TV Mídia, uma referência em jornalismo na região, e conduz debates eleitorais em Guarabira e cidades vizinhas desde 2012. Segundo a Amidi, todos os debates anteriores sempre contaram com a participação respeitosa de todos os candidatos, sem qualquer questionamento sobre a conduta ética do veículo ou de sua diretora.


Em nota, a associação lamentou que, pela primeira vez, a idoneidade da TV Mídia e a integridade de Michele Marques tenham sido colocadas em dúvida.

“A TV Mídia promove debates eleitorais na cidade e região desde 2012 e sempre contou com a respeitosa participação de todos os candidatos, sem quaisquer questionamentos ou insinuações de nenhum deles quanto à conduta ética do veículo e a postura de sua diretora/apresentadora”, afirmou a Amidi na nota de solidariedade.

Confira a nota da Amidi na íntegra:

A Associação de Mídia Digital (Amidi) manifesta solidariedade à jornalista e diretora regional desta entidade, Michele Marques, fundadora e diretora do Portal e TV Mídia, veículos construídos ao longo de quase duas décadas em Guarabira, brejo paraibano, onde é referência regional de cobertura jornalística.

A TV Mídia promove debates eleitorais na cidade e região, desde 2012, e sempre contou com a respeitosa participação de todos os candidatos, sem quaisquer questionamento ou insinuação de nenhum deles quanto à conduta ética do veículo e a postura de sua diretora/apresentadora.


Este seria o quarto debate municipal consecutivo realizado pela empresa em Guarabira e, certamente, sua condução seria balizada pela mesma responsabilidade, profissionalismo, imparcialidade e isenção que consolidaram a respeitabilidade de espaço democrático de ideias e igualdade de tratamento e oportunidade entre os concorrentes.


Lamentamos que, pela primeira vez, argumento contrário tenha sido utilizado contra a idoneidade do veículo e contra a integridade de uma dedicada profissional de imprensa e incansável empreendedora da mídia digital.

À TV Mídia e seus profissionais, nosso respeito. À Michele Marques, nossa solidariedade.

João Pessoa, Paraíba
4 de setembro de 2024,
A diretoria


segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Arrastão Histórico transformou Guarabira em um Mar Vermelho

Neste domingo (01/09), a Campanha de Raniery Paulino, Dra. Flávia Paredes (10), os candidatos a vereadores e vereadoras, fez o maior arrastão da história da cidade, abalando com alegria o Centro e os bairros de Guarabira. 

Foi uma multidão quilométrica, puxada por carros de som e mais de 15 paredões de som. As imagens fotográficas falam por si só. Os organizadores falaram em 10 mil pessoas.

Depois do Debate com Raniery, quando a candidata da situação arregou, o povão de Guarabira se vestiu de vermelho e laranja para abrilhantar a festa.

O Amigo Valkley Victor, postou em suas redes sociais: "- Desde 2002, eu participo de todas as campanhas do vermelhão de Guarabira, e é com orgulho que vejo essa história se fortalecer. Este é um testemunho vivo da força do nosso povo, que se une em multidões, acreditando na mudança e sabendo que o futuro pode ser melhor. Hoje, mais do que nunca, Guarabira grita por transformação, e este arrastão com milhares de pessoas comprova esse sentimento. O vermelhão, símbolo de coragem e luta, tem um dono: somos todos nós, que acreditamos e lutamos juntos por um novo amanhã".

Em meio a uma multidão com milhares de pessoas, todas conhecidas e de Guarabira, sem ônibus ou carros de fora da cidade. Foi um arrastão tranquilo e apenas um pequeno tumulto entre o Advogado Teotonio Assunção e o filho do Vereador Nal, que foram registrados. 

No mais, o Arrastão do Vermelhão de Guarabira voltou às ruas, desde da última eleição do presidente Lula, que em Guarabira obteve mais de 68% dos votos.

O Candidato Raniery escreveu em suas redes sociais: "-Guarabira, vocês fizeram história ao nosso lado! Com o maior arrastão já visto na cidade, mostramos a força da nossa união e o desejo de mudança. Cada sorriso e cada gesto de apoio nos dão a certeza de que estamos no caminho certo para construir um futuro melhor para todos. Raniery Paulino e Flávia Paredes agradecem de coração todo o carinho e confiança. Juntos, vamos transformar essa energia em ações que farão a diferença. Obrigado, Guarabira! Vamos avançar rumo ao futuro!🔟❤️🚀".

O percurso mapeado, começou no Centra da Cidade, Av. D. Pedro II, seguiu peli bairro do Juá, Bairro Novo, Cordeiro, Primavera, Zenobão, Rodoviária, Santa Terezinha, Bairro São José, Rosário, Explanada e retornou para o Centro. Foi longo, mais o povo não arredou o pé e foi até o final, pois ficou parecendo Carnaval firae época. 

Agora, com o povo na rua e clamando por democracia e mudanças, não tem como segurar, principalmente por esses 12 anos de completo desgoverno, Guarabira voltará a ser governada por quem entende. Raniery e Flávia (10).

ESCLARECIMENTO: Gostaria de agradecer as pessoas que me deram os parabéns e queriam saber meu número para vereador. Eu não sou candidato, mas a nossa coligação tem excelentes nomes, estou marcando alguns abaixo.

Por Belarmino Mariano. Imagem Equipe de Campanha.
Marcando aqui os candidatos a vereadores: José Agostinho , Célio Alves, Rosane Emidio , Rosane Almeida, Neide de Teotônio, Bica, Zé Do Empenho, Ramon Menezes, Ana Targino, Nal, Luciano de Seu Tita,
Moisés, Michelle Paulino , Richarlienny Paulino ...

domingo, 1 de setembro de 2024

DEBATE PARA PREFEITURA DE GUARABIRA: "Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!"

Por Belarmino Mariano.

Dona Léia, Tia Léia, Vovó Léia, ou como queiram chamar, não foi ao debate organizado pelo Portal Mídia, no auditório da OAB, neste sábado (31/08). Para muitos ela arregou, fugiu, bateu pino, saiu de fininho, picou a mula. Hoje não pode dizer nada, terá que silenciar, comentários, memes ou qualquer coisa que trate do tema debate, pois simplesmente não apareceu.

Aos seus opositores coube o protagonismo da presença e de participação 100%. O candidato Raniery Paulino respondeu todas as perguntas dos jornalistas, dos populares e ainda teve o direito de fazer todas as perguntas a candidata fujona, mesmo sem ela está lá, pois essa era a regra, e a regra era clara.

Em suas redes sociais, Raniery (10) comentou: "- Ontem, com muito orgulho, participei do debate e levei comigo a voz de cada cidadão guarabirense. Vencemos esse debate juntos! Apresentamos propostas claras e reafirmamos o nosso compromisso com o futuro de Guarabira. A energia positiva e o apoio que recebi me enchem de confiança para seguir firme nessa caminhada. Vamos, juntos, continuar construindo uma Guarabira mais forte e mais justa para todos!"

Agora vamos analisar os estragos na campanha da candidata do Prefeito Marcos Diogo e do vice Raimundo Macedo, até porque, o vice também é o candidato de Marcos, pois na Convenção de Léia Toscano, o prefeito fez questão de deixar claro que o vice era uma escolha e indicação dele. 

O primeiro grande estrago é sabermos que Léia se gaba de ter 40 anos de vida pública, logo, quem tem tanta experiência, não poderia cometer esse erro de, em tempo de redes sociais, grandes mídias, muitas alternativas e independentes, se furtar de participar de um debate, transmitido ao vivo, através do Facebook, YouTube, ou através de live no Instagram.

Foram duas horas de debate, em que Raniery (10), usou 100% desse tempo, em quatro blocos de perguntas, respostas e, como não houve replicas e nem tréplicas, ou direito de respostas, o candidato das oposições seguiu apresentando seu Programa de Governo e expondo as falhas e fraquezas do Plágio de Programa da candidata da situação.

Só para mensurar, em meio-dia, hoje de manhã a audiência do debate já atingiu mais de 11 mil reproduções, isso só no Facebook, sem falarmos em live no Instagram e visualização disponível no youtube. 

Com 40 anos de vida pública fugindo de um debate? Pior ainda, usar como desculpa ou dizer que não foi por causa da jornalista que seria partidária ou que não teria condições de organizar o debate. Foi desrespeitosa com Michele Marques e a desculpa foi muito esfarrapada, pois não teve coragem de enfrentar seus próprios medos e inseguranças.

Raniery, de maneira rápida, cirúrgica soube aproveitar seu tempo e o dela. E só com este debate, ela perdeu significativo percentual de votos, principalmente do eleitorado, isento, aqueles eleitores que não tem paixão por A ou B e ou indecisos, que estão querendo base para decidir seu voto e basta observar as ruas, pois existem milhares de pessoas assim.

Quero aproveitar essa oportunidade para analisar três erros da candidata do atual prefeito de Guarabira. Se Léia Toscano não foi ao debate por orientação dos seus assessores, acho que está sendo mal assessorada, coisa que, certamente, não aconteceria, se o grande articulador político estivesse ao seu lado, pois sua ausência ao debate foi uma falha grave:

Erro Número 1 - "Na política não existe espaço vazio", que não seja rapidamente preenchido pelos oponentes. "Não existe lugar vazio na política", pois no vazio surge a negação da política e para quem pretende ser político, precisaria saber ocupar estrategicamente todos os lugares. 

Erro número 2 - "Na corrida da tartaruga e da lebre", ao subestimar a capacidade do adversário, não dando importância as regras da corrida, você pode ficar para trás e perder tempo importante para se sagrar vitoriosa. Talvez seja o "oba oba do já ganhou" que pode ter servido de parâmetro para não ir ao debate.

Erro número 3 - No jogo político não desqualifique os outros e nem as oportunidades para estruturar sua linha de defesa. Dona Léia usou a desculpa de não ir ao debate, como se o problema estivesse na estrutura e nos organizadores. Mas poderia ter analisado essa situação, quando assinou os termos e confirmou que participaria. Menosprezou os os organizadores, os colaboradores, o seu adversário e o público em geral. Erro grosseiro e para amadores, pois substimaram a capacidade e o alcance do Portal e TV Mídia.

Aqui daria para enumerar dezenas de outros erros que poderão lhe custar mais uma derrota eleitoral, pois ao subestimar a capacidade de análise do guarabirense e não conseguir sensibilizar o povo com a ausência, deixou para Raniery todo o protagismo da disputa.

Se o grupo Diogo/Toscano acredita que o povo de Guarabira não consegue relacionar os 12 últimos anos de desgoverno dessa cidade, que basta voltar ao mercado público para requentar antigas promessas, então continuem se furtando aos debates e desrespeitando os princípios democraticos e a própria dialética política.

Agora não tem mais o que dizer, pois qualquer argumento estará esvaziado de sentidos e será desculpa de perdedor. No mundo atual da Inteligência Artificial (IA) e da ciberpolitica, com bytes da Net navegando em alta velocidade, onde quase tudo pode virar meme, "jacaré parado vira bolsa",  "as penas dos tucanos e araras azuis, viram fantasias de escolas de samba", "não dá mais para esconder todos os bichinhos, feras e medos debaixo da cama".

Por Belarmino Mariano. Imagens das redes sociais de Raniery Paulino.

Assista Toda a Transmissão do debate no Link Abaixo: 

https://www.facebook.com/watch/?v=963164392162384