terça-feira, 30 de maio de 2023

LIVRO - Os Caras Pintadas do Suor e da Fuligem da Caba

Passando para divulgação desse importante livro organizado pela profa. Dra. Emília Moreira, da qual tive a felicidade de participar. 
Já disponível, através do link

OS CARAS PINTADAS DE SUOR E DA FULIGEM DA CANA
TRABALHO, VIDA E SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES BOIAS FRIAS DA CANA
Autores: Emilia de Rodat Fernandes Moreira (Organizadora) | Ana Zélia de Lucena Morais Belarmino Mariano Neto | Clecy Alves de Vasconcelos Francisco Fábio Dantas | Gláucia de Luna Ieno | Ivan Targino Moreira José Aldecy de Sousa | José Carlos Dantas | Luiz Renato Régis de Oliveira Lima | Maria das Graças Marques de Freitas | Teresa Mitsunaga Kulesza (Autores).

Sinopse

O livro aborda a realidade objetiva da vida, da saúde e do trabalho infantojuvenil na atividade canavieira, com base em um marco teórico referencial capaz de integrar as informações quantitativas ao estudo qualitativo do movimento geral de acumulação do capital no espaço agrário da Zona Canavieira Litorânea da Paraíba.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-4658-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-4659-1
DOI: 10.24824/978652514658.4
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 194
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Preços:

Preço do Livro

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Eita porra que cheiro de maconha é esse?

 
Por Belarmino Mariano
Apareceu o dono do avião carregado de maconha ungida. O tio da Damares, o ex deputado federal e pastor Josué Bengtson, da Igreja Cristã Quadrangular do Pará. 
O tio da terrivelmente evangélica Damares  Alves, da igreja quadrangular com aviãozinho carregado com 290kg de maconha, só pode ser uma Canabis ungida!? 
Agora eu comecei a entender as viagens da senadora Damares, vendo Jesus em cima do pé da goiabeira. 
E eu que estava achando a senadora Damares abilolada, querendo ser a imperatriz da Ilha de Marajó. Já tinha visto até os trajes das crianças marajoaras, com as meninas vestidas de rosa e os meninos vestidos de azul.
Com esses 290 kg de maconha desse carregamento em avião da igreja quadrangular do Tio de Damares, fica tudo explicado.
Agora entendi o Paulo Guedes dizendo, "Damares, deixa todo mundo se foder!" Será que ele estava sabendo do esquema da Igreja Quadrangular do tio da Damares? 
Avião com 290 kg de marijuana, é maconha que não acaba mais. E eu que ouvi por anos, que nas universidades era tudo, uns maconheiros safados.
Parabéns para a Polícia Federal do Pará. Isso mesmo, Polícia Federal com todas as letras.
Isso tudo lembrou outras apresentações da PF, como os 445 kg de Cocaína em helicóptero da família do senador mineiro e de outros senadores de direita com outro carregamento de 500 kg de pasta de cocaína e dos 39 kg de cocaína no avião presencial de Bolsonaro, que foi preso na Espanha.
Agora imagina se essa maconha toda fosse aprendida com algum deputado ou senador da esquerda ou do PT?  Se estivesse no carro de uma liderança do MST ou do MTST, pois essas lideranças não têm avião?
Pelo trámite de transporte especial devevser "Cannabis Unggidis". Como um bom raggaeiro ainda estou sem acreditar que um grupo cristão ao quadrado, isto é, uma equipe terrivelmente evangélica fosse aparecer com um avião pipado de maconha da boa?!?
Se fosse da galera do Bob Marley, da Tribo de Jah, ainda estaria assustado, pois é marijuana prá caralho. Quase 300kg da erva venenosa mais pura do mercado?!?!
E num é que tinha gente passando pano pra Damares e seu tio, dizendo que o contrabando era do Comando Vermelho (C.V.), do CPX do morro do alemão, da turma do PT, pois tinha um PT-X nas asas da aeronave?!? 
Aí já é demais! Cria vergonha na cara, respeita caralho!!! Aqui o papo é reto. 
O trampo é do tio de Damares e o bagulho é  prima de luxo. Só gente grande consome essa jóia rara.
Minha humilde galera do raggae, se contente com a "fogurinha de papel, esquentar o frio, esquentar o pão", pois cannabis unggida é só pra burguesia que vai ao culto orá!!
Como diz o matuto aboiador, "juro pela óstia consagrada", nunca imaginei que iria ver o nome das igrejas evangélicas brasileiras tão emaconhadas; tão banhadas em barras de ouro da corrupção no MEC; encrivelladas no desvio de dinheiro da saúde dos cariocas. 
Que sirva de lição para religiosos que perseguem a fé dos outros, que faz arminhas e prega o ódio para agradar pastores e bispos corruptos.
Fonte: Revista Fórum

quarta-feira, 24 de maio de 2023

PL 490 - Vergonha e Crime Contra a Humanidade

Por Belarmino Mariano
Enquanto Damares brinca de ser princesa da Ilha de Marajó, como uma mariposa louca e transloucada, na calada da noite, deputados golpistas aprovam o PL-490, para legalizar os crimes contra os povos indígenas e a natureza.
O PL 490, acabou de ser aprovado na Câmara dos Deputados, em uma manobra nojenta e criminosa de Arthur Lira e a bancada do agronegócio, das mineradoras criminosas e da extrema direita antiecologica.
De acordo com o Deputado Ivan Valente (Psol), esse projeto de Lei quer estabecer o marco temporal da Constituição de 1988, para a demarcação das terras indígenas. Ou seja, todos os avanços em politicas indigenistas de reconhecimento legal de seus territórios só valem ao que foi demarcado até 1988.
Esse PL 490 é um crime contra os verdadeiros donos das terras brasileiras, pois os povos indígenas perdem todos os seus direitos sobre a terra dos seus ancestrais. Nele já estão cravados de balas milhares de Índios e a bancada da bala aposta todas as fichas nesse conflito, por isso armaram seus aliados contra os indígenas. 
Apostam no caos e querem destruir o meio ambiente, precisam passar por dentro das terras indígenas, lhes negando o direito natural e histórico sobre a terra dos seus ancestrais.
Agora entendemos que o projeto bolsonarista de armar madeireiras ilegais, garimpeiros ilegais, grileiros e outros bandidos continua em curso, pois deputados e senadores usan seus mandatos financiados por criminosos ambientais para legalizar seus crimes.
Essa manobra golpista é a tentativa desesperada de impedir os avanços do novo governo Lula, em criar o Ministério dos Povos Originais e peitar o STF que irá discutir o marco temporal, materia que foi pautada pela Ministra Rosa Waber, para o dia 07 de junho.
A luta ainda não terminou, mas isso poderá colocar o Brasil e a natureza de volta as cenas de destruição das terras indígenas como estava sendo no governo Bolsonaro. 
Por isso a extrema direita mobiliza a CPI contra MST, CPMI do dia 8 de janeiro para desviar a atenção da sociedade para os reais e criminosos interesses como o PL-490, que petrende destruir os territorios dos povos indígenas.
Esse é o jogo sujo de bancadas inteiras eleitas com corrupção e compra de votos. Um congresso com maioria de extrema direita que só tem compromisso com o capital.
Esse congresso golpista agora se torna assassino dos povos indígenas e do meio ambiente. Acaba de assinar o exterminio progressivo dos povos e territórios ancestrais. Agora coloca o Brasil no rumo da destruição planetária.
Apelaremos para a ONU e o Tribunal internacional de Haya, pois se esse projeto de Lei for de fato aprovado entraremos para a história mundial como o povo que assinou a Lei de Destruição do Planeta.
O STF precisa ser acionado, a sociedade precisa ser mobilizada e o presidente Lula e sua bancada não deve aceitar mais esse crime. Teremos que ir as ruas em defesavdo povo indígena e a natureza.
* Imagem da Ministra Sônia Guajajara (PSOL).
#NaoaoPL490

terça-feira, 23 de maio de 2023

Por que a Noruega é um país tão rico?

Por Sem_enonomes

Muita gente acha que a Noruega é rica e ponto. Quando foram descobertas  reservas de petróleo, o pais criou uma grande estatal e transfomou o país em uma potência.
Como a Europa é um continente pobre em petróleo, quem tem fica rico com certeza.
Será que se a Noruega tivesse privatizado sua estatal de petróleo hoje seria um país rico?
Será que se a Noruega tivesse vendido suas reservas para multinacionais Norte-americanas ou britânicas, hoje seria um país rico? O neoliberalismo é um perigo para países e governos sem visão de futuro.
Click no link e Assista esse vídeo

domingo, 21 de maio de 2023

Estrategias Políticas para aumentar o Bolsa Família

Por Belarmino Mariano
Todos sabem que esse tema do bolsa família, até chegou a receber outra nomenclatura e foi muito discutido durante a pandemia e depois, durante a campanha eleitoral, incendiou os debates presidenciais.
Durante a pandemia o ex presidente Bolsonaro só queria liberar 200 reais como um auxílio emergencial e orientado por Paulo Guedes, o ministro dos banqueiros, qualquer valor a mais feria o teto dos gastos públicos.
Nessa época a oposição foi pra cima e mostrou através de dados do DIEESE que devido a inflação, desvalorização brutal do Real e supervalorização do dólar, além da estratosférica taxa de juros, era necessário um valor médio de no mínimo 600 reais.
Pressão de um lado e do outro, esse valor ficou na média dos 400 reais. Mas, na medida em que se aproximava a eleição e com a libertação de Lula e a possibilidade de ser candidato a presidente, simplemente, o governo enlouqueceu e do nada, encontrou uma manobra no orçamento que justificava o aumentou dos recursos para 600 reais como queria a oposição anteriormente.
Todos denunciaram como uma manobra eleitoreira, mas a oposição votou e foram aprovados os 600 reais, quase as vésperas das eleições. 
O governo mentia descaradamente que esse recurso estava garantido para todos os anos do governo, mas na verdade, o Bolsonaro não destinou nenhum real para o orçamento 2023. Só prometia de boca.
Ainda usava os recursos do bolsa família da epoca de Lula, como valores muito baixos e que se Lula fosse eleito, não iria manter o valor dos 600 reais.
Polêmicas a parte, é bom saber que, esse valor, jamais seria aprovado pelo congresso nacional em outra situação política, pois os deputados e senadores em sua maioria, são contra liberar orçamento para as pessoas pobres.
No entanto, haviam aprovado aquele recurso, mais só até dezembro, fato que a oposição denunciou e defendeu que deveria entrar no orçamento de 2023.
Moral da história, ocorreu a eleição e mesmo com todas estas manobras, o povo brasileiro deu a vitória ao presidente Lula e Alckmin.
Já no primeiro discurso e bem antes da posse, o presidente Lula movel um verdadeiro exército de economistas, contadores, administradores e políticos para garantir no orçamento de 2023, o valor dis 600 reais.
A extrema direita e a direita tentaram manobrar e até impedir que os recursos fossem aportados ao orçamento, mais através de uma medida provisória especial e a contraditória dubialidade dos muitos deputados e senadores direitistas, que haviam sido reeleitos, o eleito presidente Lula, mesmo sem tomar posse e sem maioria no congresso, conseguiu com sua equipe de transição, os votos necessários para aprovar a primeira e mais importante medida do seu futuro governo. Garantir renda mínima para milhões de famílias pobres e vulneráveis, que foram jogadas para a extrema pobreza, devido as nefastas políticas econômicas e sociais do desgoverno Bolsonaro.
De acordo com o Deputado Federal André Janones, agora que a CGU descobriu que o governo Bolsonaro usou esse programa de auxilio emergencial durante a pandemia do COVID-19, pagando o auxílio para mais de 1,078 milhão de pessoas já mortas e mais de 9 milhões para pessoas com rendimento acima do teto, ficou mais evidente ainda, que houve uso da máquina pública para tentar ganhar as eleições. 
Para agravar ainda mais esse escandaloso crime eleitoral, o Deputado Janones apurou que, entre os dados apresentado a CGU, cerca de 23.013  pessoas que supostamente receberam o auxílio, haviam nascido antes dos seus próprios pais. 
Nesse caso, nem podemos chamar de "fantasmas", pois os fantasmas já foram contados acima. Esse é um daqueles casos atípicos, que deve se juntar aos do óleo derramado nas praias do Nordeste (até sem explicação), barras de ouro no MEC, jóias de 16 milhões presentes das Arábias, cocaína no avião da FAB, Cloroquina para Covid-19 sem comprovação medicinal, superfaturamento na compra de vacinas, compra de pescoço de galinha pir 260 reais o kg, entre tantas outras barbaridades que ainda estão sendo apuradas.
Uma coisa é certa, o Bolsa Família voltou forte e agora chegou realmente aos que mais precisam. Então fiquem atentos, pois em 2024 teremos eleições para prefeitos e terá chegado o momento de varrer esses vermes bolsonaristas de todas as prefeituras desse país. Pois Lula precisará de todos e de todas para o unir o país em defesa da nossa democracia e dos nossos direitos, entre eles, colocar o bolsa família definitivamente no orçamento da União.
(Imagem, PT Guarabira).

sábado, 20 de maio de 2023

A Piada Criminosa

Por Belarmino Mariano
A reca de crimes que essa galerinha cometeu enche uma truncada com óleo diesel a 8,90 o litro.
A listagem é quilométrica e podemos começar com a construção e a alimentação de grupos neonazistas e neofascistas no mesmo nível dos supremacistas brancos dos Estados Unidos. 
O ano de 2013 foi atípico, com gigantescas manifestações e uma pauta de redução do preço de passagens em 0,20 centavos. 
Do nada, quase que misteriosamente se instalaram movimentos vindos de redes sociais, grupos mascarados e vandalismo e depredação de tudo o que estivesse pela frente.
O principal alvo era Dilma, Lula e o PT. Grandes atos em verde e amarelo revelava caras estranhas, carecas e cartazes pedindo a volta da Ditadura Militar. 
Provavelmente foram financiados pelos mesmos empresários e políticos que impulsionaram os acampamentos nos portões dos quarteis, que culminaram para a tentativa declarada de golpe do dia 8 de janeiro de 2023.
O golpe contra a presidenta Dilma foi um ataque direto e concentrado nos pilares da Democracia brasileira, inclusive com suporte e apoio estrangeiro, vindo da extrema direita (em especial dos USA).
A escandalosa e criminosa prisão do Lula, simplesmente por ser o candidato que vencia a eleição de 2018 em todas as previsões e pesquisas. Os 580 dias de Lula, foram suficientes para eleger Bolsonaro e ele quase destruir o Brasil. Saímos da sétima posição para décima terceira no ranking das maiores economias. Volta da inflação, completa desvalorização do real e taxas de juros estratosféricas, aumento dos combustíveis e gás de cozinha, destruíram a economia popular e enterraram os sonhos de viver.
Imagina onde iria parar essa lista de crimes? Colabore com essa lista e vá citando nos comentários crimes que vc lembra...

terça-feira, 9 de maio de 2023

FILHO PREDILETO

Certa vez perguntaram a uma mãe qual era seu filho preferido,
aquele que ela mais amava.
E ela, deixando entrever um sorriso, respondeu:
"Nada é mais volúvel que um coração de mãe. 
E, como mãe, lhe respondo: o filho predileto, 
aquele a quem me dedico de corpo e alma...
É o meu filho doente, até que sare. 
O que partiu, até que volte.
O que está cansado, até que descanse.
O que está com fome, até que se alimente.
O que está com sede, até que beba.
O que estuda, até que aprenda.
O que está com frio, até que se agasalhe.
O que não trabalha, até que se empregue.
O que namora, até que se case.
O que casa, até que conviva.
O que é pai, até que os crie.
O que prometeu, até que se cumpra.
O que deve, até que pague.
O que chora, até que cale.
E já com o semblante bem distante daquele sorriso, completou: 
O que já me deixou... 
...até que o reencontre...
(Erma Bombeck)

Resumo Semanal do Governo Lula


Postagem PT Guarabira

- Igualdade salarial entre mulheres e homens, conquista histórica das mulheres.
- Novo salário mínimo de R$ 1.320,00, acima da inflação.
- Nova isenção imposto de renda até R$ 2.640,00. Projeção para até 5.000 mil em até 4 anos.
- Crescimento do PIB surpreende e bancos revisam projeções.
- R$ 500 milhões do Reino Unido para o Fundo Amazônia.
- Anúncio da construção de universidades na zona leste de SP e Osasco.
- R$ 55 bilhões p/ rodovias do Paraná.
- Criação do Centro de bionegócios Amazônia. Desenvolvimento com sustentabilidade.
- Brasil sobe 18 posições no ranking de liberdade de imprensa.
- Antecipação do 13° salário para aposentados, pensionistas. Dinheiro que estava retido agora vai aqucer a economia.
- Concurso aberto para 502 vagas na Funai. Isso é só o começo.
- Balança comercial de abril R$ 8,2 bilhões positiva.
- Política de valorização do salário mínimo enviada ao Congresso.
- Heineken anuncia investimento de R$ 1,5 bilhão em fábricas no Nordeste, trazendo mais de 2 mil empregos na região.
- Nestlé vai investir R$ 430 milhões na fábrica da Garoto para aumentar produção de chocolates gerando 1 mil empregos.
- Petrobras reduziu em 8,1% o preço do gás natural vendido às distribuidoras.
- Consumo de carne bovina volta a crescer em 2023, após cinco anos de queda.
- Petrobrás reduziu em 10% o preço do diesel para as distribuidoras. O preço médio de venda passa de R$ 3,84 para R$ 3,46 por litro. Agora caminhoneiro pode rodar pelo Brasil.
- Petrobrás reduz em 11,5% combustível de aviação. No ano, queda acumulada de 25,6%.
- R$ 1,6 bilhões p/ rodovias da Bahia.
- Revisão na taxação da PLR (Participação de Lucros e Resultados) dos trabalhadores.
- Turismo cresceu 13,8% no primeiro bimestre em relação ao msm período de 2022.
- Confirmada participação no G7.
- O Conselhão voltou. Conselhos fortalecidos, políticas públicas em dia.
- PF busca CACs com mandado de prisão em aberto.
- Alertas de desmatamento para garimpo ilegal em terras Yanomami caem mais de 96% em abril.
Faz o L 🤩

sábado, 6 de maio de 2023

Exército Brasileiro - A Volta dos Mortos Vivos

Por Belarmino Mariano

Quem é (era) Ailton Barros, ex-Major do exército, amigo pessoal e assessor número 01de Bolsonaro? Foi candidato a Deputado Estadual pelo (PL - 22001), mesmo partido do chefão.
Oficialmente morto, mas passava bem, como acessor direto de Bolsonaro, até ser preso pela PF.
O cara foi Expulso do exército por vários tipos de tramóias. Era dado oficialmente por morto e a esposa recebe uma pensão mensal de 22 mil reais, como pensionista do exército brasileiro.
Se o cara conseguiu se passar por morto, o que será falsificar os cartões de vacinação do clã, seguir qualquer outra ordem do Capitão.
Em que lamaçal chegamos? Quem foi o capitão ou general de cinco estrelas que reconheceu a morte de Major Barros? Ele se tornou ex devido a sua morte?
A viúva beneficiária traíu o morto com o vivo ou o vivo com o morto?
Se o morto não morreu, pode existir uma viúva pensionista?
Mito é Ailton Barros que morreu mais continua vivo! Agora começamos a entender os pedidos dos patriotas, feitos direto pra deus, Barros fazia o meio de campo direitinho, entregava os pedidos diretamente a Deus.
Será que Deus existe pra esse cristão terrivelmente morto, mas caminhando entre nós e assumindo cargo de elevada importancia?
Será que a famosa caveira símbolo do exército é a dita cuja do ex-major, mas se ele tá vivo, essa simbologia perdeu o sentido?
O que aina tá faltando pra prender Bolsonaro, o chefe máximo desse esquema?
Por Belarmino Mariano.

quarta-feira, 3 de maio de 2023

Garimpo Ilegal no Brasil

Por Belarmino Mariano.
(Imagem do Brasil de Fato).
Mais de 290 acampamentos de garimpo ilegal já foram destruídos por equipes do IBAMA e PF, em territórios ianomâmi. Mais de 20 mil garimpeiros fortemente armados, com grandes dragas, aviões, helicópteros e muitas embarcações de pequeno, médio e grande porte.
Esses dados sao apenas em uma área do Brasil, no Estado de Roraima. No geral se calcula mais de 120 mil garimpeiros ilegais atuando no país. Os impactos ambientais e de destruição de habitantes indígenas e animais em em geral são incalculáveis. 
Esses grupos são apoiados e financiados por grandes grupos econômicos, ligados ao tráfico de metais preciosos, madeireiras ilegais, tráfico de animais silvestres, agropecuaristas ilegais e políticos corruptos que ganham propinas para aprovarem leis ambientalmente frouxas e que possam ser descumpridas, sem responsabilizar os criminosos ambientais.
O Brasil na atualidade é um pais em que seus governantes estão  com processos no Tribunal Internacional da ONU, por crimes de genocidio contra o povo ianomâmi. Até quando esse país irá fechas os olhas e permitir tamanhos crimes contra a natureza e seus povos originários?