sábado, 23 de novembro de 2019

No país do Futebol o Flamengo é uma Nação


Por Belarmino Mariano

O Flamengo tem a maior torcida do mundo. São mais de 43 milhões de rubro-negros apaixonados. Se fosse um país, seria o terceiro maior da América do Sul. Em população, perderia apenas para o Brasil 210 milhões e para a Colômbia, com 48 milhões. Ou seja, a Nação Rubro Negra é gigantesca e seu lema é: Raça, Amor e Paixão. Dos 210 milhões de brasileiros, 43 milhões formam a Nação Flamengo. Isso sem considerarmos que existem torcedores do Flamengo em todo o mundo. O Flamengo tem multidões em todos os estados do Brasil.
O Flamengo é em grande parte o Brasil a maior torcida em relação aos demais clubes de futebol.
Para ser uma Nação, precisamos ter um brasão, uma bandeira, um hino, um povo e um território. O Flamengo tem tudo isso e olha que as cores rubro-negras com pintas de branco, tornaram o Fla conhecido mundialmente como a Nação Rubro-Negra. claro que existem outros times com estas cores em suas camisas, mas o status de Nação rubro-negra só é atribuída ao Flamengo, pela manifestação nacional e internacional de sua torcida. 
Não podemos esquecer que o Flamengo ainda tem um simbolo importantíssimo para a Cultura brasileira. O Urubu, simbologia de que o Clube, rejeitou o preconceito racial e se tornou Clube de Regatas Flamengo, exatamente por isso, onde uma parte de membros do Fluminense (pó de arroz) romperam com os preconceitos contra os negros e fundaram a Nação Rubro-Negra, passando a contratar jogadores negros em suas equipes. Esse mascote foi um resposta aos racistas, aos preconceituosos e o Flamengo se tornou dezenas de vezes campeão com a participação de jogadores negros em suas fileiras, ganhando grande apoio das classes populares do Rio de Janeiro e ao longo dos seus 124 anos, se tornando o maior time no Brasil.
A nação é um ninho de esperança e soberania dos seus entes. Um dia desses o Ninho do Urubu foi incendiado e 10 dos seus filhos morreram. Eram jovens, estavam se preparando para defender a sua pátria amada, mas foram ceifados pelo fogo. Hoje, os nossos bicampeãs oferecem esse título de 38 anos de esperas para os meninos do ninho e precisamos mais, precisamos que essa diretoria honre todos os compromissos com os seus familiares, pois esses meninos do ninho do urubu, sempre serão espíritos de luz, dando força aos nossos jogadores.
Há mais de 48 anos, a Ditadura Militar torturou a matou o jovem flamenguista Stuart Angel, ainda o enterrou na cabeceira da pista da base área do Galeão. Esse também é um momento de lembrar e condenar os crimes cometidos contra nossos guerreiros. O Fla-Anti-Fascista, nunca esquece dos seus mortos, pois a história deve ser contada para que isso não se repita, pois defendemos o futebol, como cultura e resistência. #DitaduraNuncaMais!
As Vezes, políticos corruptos e oportunistas, querem se aproveitar das nossas glorias para colher vantagens, mas sempre denunciaremos e condenaremos, pois nossa alegria, não deve ser acompanhada pela alienação, pois um povo sem memória é um povo sem futuro. Então guando vemos fascistas como o governador do do Rio ou o presidente da República, querendo explorar a imagem da nossa Nação Rubro-Negra, devemos denunciar estes fascistas autoritários.
Outro aspecto de uma Nação é sabermos que o povo precisa amar seu país, sua bandeira, seu hino, seus símbolos, derrotas e conquistas. Nesse sentido, o Flamengo não é apenas um clube desportista, é muito mais que isso. O Flamengo é uma Nação, que em terras estrangeiras tem verdadeiras embaixadas. Existem embaixadas do Flamengo: no Japão, em Portugal, na Espanha, na França, na Inglaterra, na Argentina, nos Estados Unidos e em dezenas de outros países, pois existem cidadães flamenguistas em todo o mundo.
Na atualidade, a equipe do Flamengo passou a ser treinada pelo técnico  português Jorge Jesus e seus auxiliares portugueses. A Nação agora se estendeu para Portugal e nesse momento podemos ter ampliado a torcida do Flamengo para mais alguns milhões de portugueses que se declararam flamenguistas. Já são registradas embaixadas rubro-negras em Lisboa, Cidade do Porto e outras importantes cidades lusitanas que acompanham o Jorge Jesus e agora o Flamengo.
O Flamengo já foi Campeão mundial em 1981, Bi Campeão da Libertadores 2019 e agora poderá ser Bi Campeão Mundial e, mais uma vez, se tonar uma Nação reconhecida mundialmente. O flamengo foi ao Monumental de Lima e ganhou do River Argentino por 2 x 1, em meio a forte rivalidade entre argentinos e brasileiros. Se tornou Bi Campeão da Libertadores e matematicamente poderá se tornar Hepta Campeão Brasileiro, mas não podemos esquecer que no começo do ano o Fla foi Campeão Carioca em cima do seu rival Vasco da Gama. Podemos dizer que 2019 é o grande ano dos rubro-negros.
A libertadores da América é símbolo das lutas de Simon Bolívar. Lutas por independência, lutas por democracia, lutas pelo republicanismo e lutas contra o imperialismo na América do Sul.
Ao longo dos sete últimos dias até o jogo da final das libertadores, no Estádio Monumental de Lima, no Peru, vimos reportagens de torcedores que viajaram de ônibus para Lima. Uma viagem que passou por quatro países, Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, até chegarem a capital peruana de Lima. Pelo Chile, os protestos demonstra que os chilenos voltaram as lutas históricas de Simon Bolivar, libertar a América Latina da opressão  imperialista. Flamenguistas e Chilenos gritaram juntos Chile! Chile! Chile! A luta para sermos bi campeãs da libertadores, se encontra com os grandes conflitos do povo chileno e boliviano,
no momento em que o continente Sul Americano é ameaçado pelo neoliberalismo, pelo neofascismo e neonazismo, com ataques ao Equador, Chile,  Bolívia, Venezuela e Brasil. Ataques que condenamos veementemente.
Temos uma final de Futebol entre o Flamengo do Brasil e o River da Argentina.  Independente do resultado, as duas equipes tem em suas torcidas o combate ao fascismo e, precisamos defender a democracia e a libertadores da América, enquanto simbolo de luta pela libertação dos povos latino-americanos.
#MeninosdoNinho
#libertadores
#SimonBolivar
#Lulalivre
#ChileLivre
#BoliviaLivre
#ZumbiVive
#MarieleVive
#FlaBiCampenão
#FlaHeptaCampeãoBrasileiro
#FlaMulherPentaCampeã
#FlaRaçaAmorePaixão
#FlaAntifascista
#FlaAntiRacista

Nenhum comentário:

Postar um comentário