quarta-feira, 8 de maio de 2019

Bolsonaro e seu projeto de governo

Imagem extraída das redes sociais.
Por Belarmino Mariano
Escutamos muitos dizendo que Bolsonaro não tem projeto de governo, que é um louco e possui uma equipe de desvairados. Mas isso é falso, um erro de interpretação ou uma visão apressada de um governo que se encontra em apenas três meses de aplicação.
O primeiro item desse governo é a sua base de extrema direita internacional. Essa extrema direita é violenta, machista, homofóbica e fundamentalista. Encontra-se em ascensão e alimenta práticas fascistas e neonazistas, entre outros tipos de fundamentalismos ideológicos.
O segundo aspecto do projeto bolsonarista é ultra-neoliberal entreguista. Para tanto, irá fazer de tudo para destruir os direitos sociais mantidos pelo estado brasileiro. Isso passa pela reforma da previdência que beneficia os banqueiros e as elites dominantes. Passa pelo desmantelamento da Educação e Saúde pública e pela privatização de todas as empresas estatais lucrativas e estratégicas, beneficiando o capital americano.
O Projeto de governo do Bolsonaro é antidemocrático e fará de tudo para destruir as instituições públicas e criminalizar os movimentos sociais que defendem o estado democrático e de direitos fundamentais.
O governo em seu projeto, conta com um forte apoio estrangeiro, em especial das milicias digitais, que reproduzem os ataques do governo aos interesses do Brasil. Também conta com setores do judiciário, quando o mesmo se omite ou se cala diante dos ataques aos direitos sociais, diante de envolvimento criminosos de membros do governo que continuam atuando ou simplesmente desaparecem como o motorista da família bolsonaro e de outros milicianos que dão cobertura aos crimes.
Reconhecer que o governo bate cabeças, isso é incontestável, mas achar que muitas das aparentes cabeçadas do governo estão dentro do script. O mais grave desse governo é ter enganado a própria burguesia nacional, pois ao fazer entregas escancaradas, destrói a indústria nacional e coloca em risco o forte da economia pautada no agronegócio.
As instituições brasileiras vacilam diante de um governo que comente todo tipo de arbitrariedade contra o estado brasileiro, desrespeita o supremo, ataca as populações indígenas, protegem milicianos, atacam recursos já aprovados para a educação e para completar, permitem ataques as forças armadas e ao meio ambiente, com mais de 20 agrotóxicos aprovados para uso na agricultura brasileira.
O projeto do governo bolsonaro é isso mesmo, destruir o estado, atacar direitos e apostar no caos. Contra tudo isso é preciso organização e reação firme da sociedade, independente de tendências políticas, pois o desmantelamento do estado, da democracia e da economia brasileira, trarão prejuízos para todos e todas.
Rumo a Greve Geral de 15 de maio e do dia 14 de junho. Ou o Brasil para ou esse governo destrói o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário