Por Belarmino Mariano
Parece que o governo Bolsonaro não tem mesmo o que fazer e agora quer acabar com o horário de verão. Parece uma besteria e os argumentos são de que não existe economia de energia, daí acabar com o horário de verão.
Refletindo rapidamente, o Brasil é um "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza". Isso significa que se o Brasil oficialmente adotasse o horário de verão por todo o ano e permanentemente seria muito melhor que em apenas alguns meses.
Refletindo rapidamente, o Brasil é um "país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza". Isso significa que se o Brasil oficialmente adotasse o horário de verão por todo o ano e permanentemente seria muito melhor que em apenas alguns meses.
Diferente da Europa que fica predominantemente acima dos 35º até mais de 80º de latitude norte, nos faz entender que os europeus não gostem e nem queiram adotar o horário de verão, mas o Brasil, que fica entre 0º Equador e 25º de latitude sul, cortado pelo trópico de capricórnio,não faz sentido algum acabar com o horário de verão.
Alguns apressados podem dizer, que horário se relaciona com os meridianos (longitude) e não com os paralelos (latitudes), mas em se tratando do Planeta Terra, temos que considerar a inclinação de aproximadamente 23º no seu eixo, pois isso implica na incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra, também temos que considerar a zona intertropical da terra (equador, trópicos de câncer e capricórnio), áreas onde se localiza o Brasil em sua quase totalidade e onde o sol é intenso durante todo o ano.
Esse ato assinado pelo presidente, representa mais um erro do governo, pois economicamente o horário de verão gera muito mais dinâmica do que o horário normal do país.
Outra questão fundamental é que existem quatro fusos no Brasil, mesmo que o país desconsidere o primeiro fuso que marca boa parte do mar territorial atlântico do país. Lembra que no Brasil o sol nasce primeiro.
Basta o Bolsonaro observar a posição Norte Americana sobre horário de verão na sua porção sul, pois lá eles já adotam o horário de verão desde os anos de 1960 e ainda pretendem ampliar para outras regiões do país. Uma coisa boa que o Estado da Flórida adota, o Brasil de Bolsonaro quer acabar.
Como geógrafo, acho que o governo poderia ampliar o horário de verão, inclusive adotar durante todo o ano. Aprende essa Bolsonaro e deixa de cometer besteiras, pois horário de verão não significa apenas economizar ou não energia. Horário de Verão dinamiza muito mais a economia, pois o dia se torna um pouquinho maior, criando as condições para mais consumo, para mais mobilidade humana, para mais barzinho, mais tempo útil, em pelo menos uma hora, inclusive dá manhã que começa mais cedo.
Acho que seus assessores se esquecem que o mundo em tempo @ não se prende mais a ideia de dia e noite, no entanto oficialmente, o tempo do dia maior em se tratando do horário de verão criar mais possibilidades para negócios.
Quais as estratégias para aproveitar uma horinha a mais? Como explorar isso na perspectiva de fazer negócios e para concluir, acho que o problema não seja acabar o horário de verão. Nosso problema é cumprir as políticas mundiais sobre o clima do planeta. Isso sim deveria ser a nossa maior questão do momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário