quinta-feira, 24 de maio de 2018

Dos atos de 2013 a Greve dos caminhoneiros de 2018

Imagens das redes sociais - Montagem de Rafael Xavier/UEPB, 2018.

Por: Lau Siqueira e Belarmino Mariano

Lembro que em 2013 fiquei com meu amigo Babilack Bah na Epitácio Pessoa olhando aquela multidão cheia de cartazes, mas sem bandeira. Esquerda e direita no mesmo passo. Militantes e militontos na mesma pisada. Tudo junto e misturado. Todo mundo se achando dono da mobilização que pariu o MBL. Não podia bandeira. Não podia partido. Black Blocs bombados quebravam vitrines. Parecia a procissão de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa. Aquela sensação de que muita gente não sabia o que estava fazendo ali. Lembro de um maluco que subiu num muro com a bandeira do Brasil e gritava
desesperadamente: "o gigante acordou". E eu, com meus botões, pensava no Hino Nacional e seu recado: "deitado eternamente em berço esplêndido/ ao som do mar e a luz do céu profundo..."
Agora a direita assume definitivamente a bandeira do "Fora Temer" (que, a rigor, nunca deveria ter sido uma bandeira da esquerda) e nos deixa chupando nossos segredos inconfessáveis de revolucionários facebookianos. Nem Sulla Miranda nos salva do nosso destino "irmão caminhoneiro". A greve patronal é o selo e o carimbo ao mesmo tempo. Tudo tão claro. Não vai ter golpe? Sei...
Lendo essa reflexão de Lau Siqueira, vemos o embrião do golpe. Os Tucanos do PSDB, MDB, DEM, PSD, PP e outros nanicos no poder, golpistas que entregam o Brasil ao capital estrangeiro. Em especial ao Norte Americano.
Muitos dos caminhoneiros que apoiam a volta da Ditadura Militar, ajudaram esses golpistas e agora estão desesperados. O preço elevado dos combustíveis, os pedágios tucanos das rodovias e os fretes do jeito que as grandes empresas querem, coloca os motoristas na ralé social. 

Queimam pneus nas BR's, fazem barricadas, tudo igual ao MST. Mas o interessante é que esse movimento tem a cobertura da grande mídia "ao vivo". Têm a proteção policial e a solidariedade de gente das forças armadas. Se fosse o MST, a grande mídia estaria descendo o cacete (vândalos e vagabundo seria o mínimo para os trabalhadores rurais). 
Hoje pela manhã vi um vídeo em que caminhoneiros preparam adesivo, pedindo Intervenção Militar Já.  Acho que toda greve é justa, toda manifestação pacífica fortalece a democracia, mas essa dos caminhoneiros me parece orquestrada pelos grandes empresários, também golpistas. Para os desavisados, afinal, o que esta acontecendo no país do ⚽?
Imagem extraída do Yahoo Finanças 23/05/2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário