Guilherme Boulos e Sonina Guajjara. Imagem extraída da LSR/NOS, 2018. |
Por: Belarmino Mariano
Depois de acompanhar as diretrizes do 6 Congresso Nacional do PSOL, que convidou oficialmente o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos para se filiar ao PSOL e disputar as prévias no PSOL e ser o Candidato a presidente em 2018, no sábado, dia 3 de março, foi realizada em São Paulo a Conferência Cidadã, que anunciou a disposição de Guilherme Boulos e Sônia Guajajara de oferecer seus nomes para a disputa à presidência da república pelo PSOL.
Guilherme Boulos se filiou oficialmente ao PSOL no dia 5 de março. Boulos chega no PSOL com uma grande aceitação dos dirigentes do partido, representantes de mandatos parlamentares estaduais e federais, além de milhares de militantes que assinaram um Carta Manifesto de Apoio a Boulos,
permitindo que o partido tome uma posição definitiva sobre sua chapa presidencial na Conferência Eleitoral do dia 10 de março. Um Manifesto também foi assinado por milhares de militantes do PSOL e dos movimentos indígenas e ambientalistas, bem como os movimentos de mulheres.
Com a Candidatura de Guilherme Boulos, diferentes forças de esquerda, intelectuais e movimentos sociais e sindicais organizados podem se aglutinar entorno da candidatura do PSOL, alterando o quadro político e servindo como opção verdadeiramente de esquerda com uma candidatura socialista fortemente atrelada aos movimentos sociais urbanos.
Durante a Conferência Cidadã, o ex-presidente Lula, enviou um vídeo saldando o presidenciável Boulos pela decisão em ser candidato, o que gerou um certo ciume entre outros pré-candidatos do PSOL, mas esse fato em nada atrapalha a candidatura de Boulos, mas em nada abala os avanços da candidatura, independente de opiniões políticas estranham ao PSOL.
Sonia Guajajara. Imagem do Site oficial do PSOL Nacional. |
De acordo com a Carta Manifesto dos apoiadores de sua pré-candidatura, Sonia Guajajara é hoje uma das maiores lideranças indígenas e ambientais do mundo. É coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB e esteve à frente das principais lutas travadas, unificando mais de 240 etnias em torno de pautas que combatem os interesses dos setores mais poderosos da nossa sociedade. Foram inúmeros enfrentamentos no Congresso Nacional contra uma série de projetos e propostas de emendas constitucionais que visam retirar direitos duramente conquistados e contra os projetos neodesenvolvimentistas dos últimos governos – construção de barragens, estradas e hidrelétricas que ameaçam não apenas suas terras e modos de vida, mas todas as formas de vida.
A pré-candidata Sônia Guajajara poderá ser a candidata a vice-presidenta ao lado de Guilherme Boulos. Guajajara é filiada e militante do PSOL desde 2011, sempre defendendo as causas EcoSocialistas, os povos das florestas, as ações indígenas, os movimentos feministas, quilombolas entre outras lutas que repercutem internacionalmente e fortalecem uma nova Sociedade com a ideia de Socialismo Ecológico.
Guilherme Boulos e Sônia Guajajara representam a unidade de populações urbanas e populações do campo, ou povos que são esquecidos, mas que no programa do PSOL terão vez e voz em um projeto de respeito a democracia e em defesa de um Socialismo com Liberdade e conquistas de direitos para a classe trabalhadora da cidade e do campo.
Fontes:
https://eleicoes.uol.com.br/2018/noticias/2018/03/03/evento-de-pre-candidatura-do-psol-tem-troca-de-afagos-entre-boulos-e-lula.htm
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,a-espera-de-boulos-psol-adia-escolha-de-nome-para-eleicao-de-2018,70002106507
http://www.psol50.org.br/apresentacao-de-pre-candidatura-sonia-guajajara/
https://www.lsr-cit.org/2018/03/06/por-uma-candidatura-boulos-guajajara-a-servico-do-combate-as-forcas-reacionarias-e-da-superacao-da-conciliacao-de-classes-petista/
Nenhum comentário:
Postar um comentário