sexta-feira, 28 de julho de 2017

Geopolitica: A operação militar dos EUA na Amazônia está sendo vista como traição pelo Exército brasileiro

Imagem extraída do Diário do Centro do Mundo, 2017.

Por: Diário do Centro do Mundo

Os americanos estão chegando, e eles vêm fardados. O desembarque será no coração da Amazônia, em Tabatinga, na tríplice fronteira entre Peru, Brasil e Colômbia. Ficarão por lá sete dias, entre 6 e 13 de novembro. O convite foi feito pelo Exército brasileiro e a operação faz parte do projeto AmazonLog – um exercício militar inspirado numa atividade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), realizada em 2015, da qual o Brasil foi um dos observadores.

O convite causou cizânia entre os militares. A ala nacionalista chiou. A região é considerada estratégica do ponto de vista dos interesses nacionais por concentrar a maior biodiversidade do planeta e ser fonte de recursos hídricos e reservas minerais. A proximidade irritou especialmente os oficiais da reserva. À boca pequena, via e-mail, deixaram claro o grau de insatisfação: “Convidar as forças armadas dos EUA para fazer exercícios conjuntos com nossas Forças Armadas, na Amazônia, é como crime de lesa-pátria. Ensinar ao inimigo como nos combater na selva Amazônica é alta traição.
continue lendo na integra: 
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/operac%CB%9Cao-militar-dos-eua-na-amazonia-esta-sendo-vista-como-traicao-pelo-exercito-brasileiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário