sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Roberto Paulino MDB se Compromete com o Programa de Meio Ambiente Apresentado pelo prof. Belarmino Mariano

  
      Imagem de Reunião sobre a Questão Ambiental em Guarabira - Roberto Paulino, Raniery, Fábiano Lima e Belarmino, através do Google Meet - 11/09.

Por Belarmino Mariano

Através de reunião online pelo aplicativo Meet, o Pré-Candidato a Prefeito de Guarabira Roberto Paulino (MDB/Cidadania/PT/PTB/Avante/PSC/PRB, entre outros), com a presença do Deputado Estadual Raniery Paulino  (MDB), do coordenador de Campanha o advogado Fabiano Lima e o próprio Roberto Paulino, apresentaram algumas questões e pediram sugestões para o Plano de Governo em relação aos temas do Meio Ambiente a da Sustentabilidade. Roberto Paulino relembrou de algumas ações ambientais do governo municipal da ex-prefeita Fátima Paulino (PMDB) e que seu compromisso será de aprofundar políticas ambientais capazes inclusive de atrair recursos estaduais, nacionais e até internacionais para a defesa e preservação ambiental. 

O pré-candidato Roberto Paulino solicitou autorização para a utilização do Programa de Governo que o PSOL apresentou em 2016, quando o prof. Belarmino Mariano foi candidato a prefeito de Guarabira. O Candidato relatou que já estava com o programa em mãos e que será um prazer adotar as propostas pensadas pelo prof. Belarmino que sempre esteve na linha de frente destas questões ambientais.

Esclarecemos para Roberto Paulino que o Programa de Governo apresentado na Eleição de 2016 esta a disposição e agradecemos o seu interesse em executar estas propostas, pois Guarabira vive um atraso em relação e estas políticas. Na reunião foi citada a necessidade de organização de uma Secretaria Municipal de Meio Ambiente.  O Deputado Raniery Paulino também destacou que será um compromisso de governo as preocupações com os animais em abandono e que as ONG´s que atuam na área terão total apoio em em seu governo e também o apoio as populações de baixa renda em relação aos seus animais domésticos, vistas diretamente em relação ao meio ambiente e a saúde pública.

Quanto as propostas do PSOL para o Meio Ambiente, o professor Belarmino destacou que é possível pensarmos no Planejamento Territorial Sustentável com base nas questões urbanas, rurais e ambientais. Para tanto, devem ser feitos Diagnósticos Socioambientais (DAS), considerando as fragilidades e potencialidades municipais que deem subsídio à Secretaria Municipal de Planejamento com estratégias de curto, médio e longo prazo para que tenhamos uma sociedade muito mais sustentável. 

O município poderá organizar uma Empresa Municipal de Gestão de Resíduos - Com capacidade para transformar lixo em dinheiro, em mercadoria, em negócio. Nesse sentido, teremos um Sistema de Gestão de Resíduos, capaz de processar todo o ciclo do lixo: Reciclagem, reutilização e produção de energia renovável. Essa empresa poderá funcionar dentro do sistema público/empresarial, com o envolvimento de 6 cooperativas de catadores, Associações e empresários do ramo de compra e venda de materiais para reciclagem; 

Guarabira poderá criar uma Área de Compostagem Orgânica para o aproveitamento de rejeitos orgânicos provenientes das feiras livres e da coleta seletiva de material orgânico para compostagem e produção adubo orgânico. Toda a produção será utilizada para um projeto urbano e rural de jardinagem, hortas e outros fins; 

A Coleta Seletiva de Lixo - Feita através de equipes associativas e/ou cooperativas de coletores e recicladores, vai gerar emprego e renda local. O material reciclável será manipulado pela cooperativa de coletores e recicladores. Enquanto que a grande coleta poderá ser feita através de Consócio já em andamento e não sofrerão quebra de continuidade, desde que seja respeitada a Legislação Ambiental.

Prof Belarmino destacou a necessidade de criação de um  Parque Ecológico - Com abrigo para animais silvestres apreendidos em nosso município, que seja legalizada pelo IBAMA e órgão ambiental como SUDEMA. Esse parque de proteção ambiental será destinado a visitações públicas, turismo ecológico, estudos ambientais e preservação da fauna e flora local; 

Guarabira precisa criar  “Cinturões Verdes e/ou corredores ecológicos” – Em quatro anos, iniciar um projeto ecológico de arborização urbana e rural. A criação dos corredores ecológicos será em áreas de rios, áreas de baixadas e pés de serras, com um trabalho de monitoramento ambiental e com a biodiversidade regional, considerando que estamos na zona de transição Agrestina, com influência de espécies de mata atlântica, mata serrana (Brejo) e Caatinga.

Criar os "Agentes Verdes" - Equipe especializada e treinada para fiscalizar e cuidar constantemente da preservação, manutenção do meio ambiente, com arborização das praças, rios e canais da cidade. Cabe, nesse trabalho, a recuperação da mata ciliar da parte urbana do rio Guarabira e demais rios que cobrem o município, com limpeza dragagem e execução de obras de saneamento básico e maior monitoramento dos mananciais pelos órgãos competentes do município em parcerias com o Estado e a Federação; 

Precisamos de um Programa de Recuperação Ambiental – Em áreas de córregos e rios com técnicas ambientalmente corretas, sem concretagem, com recuperação de mata ciliar, lagoas de estabilização e barragens subterrâneas, entre outras técnicas. 

O Reflorestamento é outra urgência municipal- Em quatro anos, serão plantadas mais de Um Milhão de mudas de espécies nativas e frutíferas em área urbanas e rurais. Nesse sentido, será instalada uma fazenda de compostagem, horto com sementeiras e mudas. A ideia será de recuperação de matas ciliares, áreas de encostas e áreas urbanas. 

Com uma Secretaria de Meio ambiente teremos um Conselho Ambiental – Criar uma agenda municipal de meio ambiente, com campanhas educativas e criação de programa de educação ambiental direcionado às associações, utilizando o trabalho das secretarias e órgãos municipais; 

A proposta será a criação de um Fórum Permanente sobre o Meio Ambiente - Envolvendo instituições e movimentos de defesa do meio ambiente e da vida silvestre de nosso município. 

A Questão do Lixo - Avaliação e estudos para continuidade do programa municipal para implantação aterros sanitários e usinas de reciclagem de lixo, bem como, a implantação de coletas de lixo eletrônico e hospitalar. Centro de recebimento de materiais reciclados para o município e região em parceria com empresas que atuam nesse ramo;

Teremos um programa de Eco Comunicação - Criação de programas permanentes de rádio e Canal de WEBTV direcionados às questões ambientais, além do incentivo para a prática da educação ambiental em todas as escolas do município. Queremos que Guarabira se torne referência em práticas de defesa e proteção do meio ambiente; 

Queremos parcerias para a criação de Áreas de Preservação Ambiental - Estudos de viabilidade ambiental para a criação de Áreas de Preservação Ambiental em escala municipal, bem como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN´s). Essa experiência será estimulada em toda a microrregião de Guarabira, com os prefeitos e prefeitas da Região. 

Precisamos da Proteção e Cuidado Animal - O cuidado com os animais será uma dos programas municipais, em parceria com ONG´s e Associações de proteção aos animais. Buscaremos as condições de instalações abrigos para animais soltos nas ruas, tanto de pequeno quanto de grande porte e, quando necessário, a devida responsabilização dos proprietários em relação aos riscos e maus tratos aos animais.

Nesse sentido queremos integrar meio ambiente e SAÚDE PÚBLICA INTEGRADA, HUMANA E ZOONOSES. Atuação com mais rigor na prevenção e erradicação da dengue, chicungunya, Zika Virus e outras doenças transmitidas por animais peçonhentos, domésticos e de rua, decorrentes de zoonoses que exigem ações emergenciais. Nesse sentido, lutaremos para implantar um Centro de Zoonoses e buscaremos convênios e parcerias com a UFPB (Areia e Bananeiras), e a UEPB (Campina, João Pessoa e Lagoa Seca), para que sejam desenvolvidos programas de estágios para estudantes dos cursos de zootecnia, veterinária e biologia, e que estes possam desenvolver suas pesquisas e fortalecer o controle de doenças animais transmissíveis para os seres humano.

O Professor Belarmino destacou a Urgente necessidade de organização de um novo Plano Diretor de Guarabira e que as questões ambientais e de ocupação do solo urbano e rural deve ser a base para um município comprometido com o Desenvolvimento Socioambiental. Ao final o Pré-Candidato Roberto Paulino agradeceu pela contribuição ao seu Programa de Governo e pela firmeza de compromisso político com a questão ambiental, pois o que fizermos ou não fizermos aqui, afeta o Planeta como um todo.

     Imagens encaminhadas por Fabiano Lima. Roberto Paulino, Raniery Paulino e Fabiano Lima. 11/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário