quinta-feira, 23 de julho de 2020

Covid-19 em Guarabira, Assustador!

Por Belarmino Mariano.
Faz exatos 30 dias que não posto nada sobre Covid-19 em Guarabira.
No dia 22/06 período junino, tínhamos 1.717 casos (G1, 22/06), número gritante para uma área com apenas 58 mil habitantes. Isso significa dizer que Guarabira era, proporcionalmente ao número de habitantes, o primeiro lugar em escala estadual.
Hoje, 22/07, exatos 30 dias depois, Guarabira registrou 3.042 casos (G1, 22/07). Ou seja, em apenas 30 dias, o município dobrou o registro de pessoas que contraíram o Covid-19. Em apenas um mês, cresceu em 50% os casos da Covid-19.
O mais grave é sabermos que não houve nenhuma nova política ou ações concretas para conter a pandemia local. Ou seja, um carro de som rodando no centro da cidade, tentando dizer para as pessoas ficarem em casa, enquanto o comércio continua vento em polpa e o vulco-vulco de pessoas para todos os lados.
A doença segue se espalhando, contaminando e matando pessoas, como se nada estivesse fora da normalidade.
O motivo desse alerta é ter ouvido rumores que se pretende reabrir as escolas da cidade de Guarabira. Já começo dizendo que, se pretenderem reabrir as escolas, minhas filhas perderão o ano, pois não vou colocar minhas filhas em direção a uma provável contração dessa perversa doença, que já me levou um irmão, um primo e alguns grandes amigos e conhecidos.
Que os nossos representantes públicos ponham a mão na consciência, pois enquanto não tomam as medidas cabíveis para conter essa pandemia, estaremos reféns da ignorância, pois há mais de um mês, Guarabira com apenas 58 mil pessoas, se destaca em terceiro lugar na escala estadual, perdendo apenas para João Pessoa, com mais de 722 mil habitantes com 18.500 casos e, Campina Grande com mais de 410 mil habitantes e 9.343 casos.
Em percentual Guarabira atingiu cerca de 5,4% de sua população.
João Pessoa atingiu cerca de 2,7% de sua população.
Campina Grande atingiu cerca de 2,35% de sua população. Com essa estatística, Guarabira assume o primeiro lugar em proporção a sua população e percentual de casos. Este percentual de aproximadamente 5,4% de sua população com Covid-19 foge do índice médio global e até mesmo o índice do Brasil que com 210 milhões de pessoas, tem o registro de 2.231.871 casos, dando 1% da população total.
Claro que os testados tanto no Brasil, quanto na Paraíba e em Guarabira, estão bem distantes da realidade das pessoas que já contrariam a Covid-19 e se mostram não sintomáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário