sábado, 2 de junho de 2018

Sócrates e Lula

 
Socrates e Lula. Imagens das redes sociais.

Por - Sheila Maria (aluna de Direito na UEPB - Guarabira)

Alguns séculos os separam. Um na época antiga; o outro, na era contemporânea. O que eles têm em comum? Um sentimento que ultrapassa o tempo, rasga a história e os conecta: o comprometimento com a educação.
Sócrates era bem instruído, dava aulas ao ar livre em Atenas. Era adorado por seus discípulos, queria levar conhecimento aos cidadãos gregos. Só que  Sócrates não foi bem aceito pela aristocracia, que não via com bons olhos suas ideias inclusivas. Lula, analfabeto, pernambucano, tinha de seu apenas os próprios sonhos.
Tornou-se metalúrgico, uma liderança popular. Fazia grandes discursos ao ar livre, conquistou muitos admiradores. Lula alcançou o mais alto  cargo do Executivo, quis mudar o sistema, tornando-o mais inclusivo. Não foi bem aceito pelo setor conservador, que não vê com bons olhos seus grandiosos feitos. Então o  prenderam.
Sócrates não possui nada escrito. Tudo o que conhecemos dele foi escrito por seus discípulos. Lula não tem nada escrito. Sua história será contada por milhares de brasileiros que conquistaram seu primeiro  diploma universitário.
Sócrates foi preso, sua voz calada  com cicuta. Sócrates é o maior filósofo da história. E seus carrascos? A história os esqueceu por sua insignificância e egoísmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário