quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Guarabira: ASSASSINATO DE GAMELEIRA EM PRAÇA PÚBLICA

Aqui jaz uma Gameleira. Foto de Belarmino Mariano/ 06/10/2017
Por: Belarmino Mariano Neto*

Árvore secular é assassinada na frente do Teatro municipal de Guarabira. Mais uma obra Anti-Ecológica da prefeitura na administração de Zenóbio. Era a pequena Praça Antônio Guedes, com duas árvores (Castanhola e Gameleira). bucólica, mas significativa, em especial para estudantes e para frequentadores do Teatro Geral Alverga e sala de Exposição Antônio Sobreira. Uma referência memorável a arquitetura e a natureza. 
Como podemos ver pela imagem, se trata de uma violência pois a Gameleira estava verde e viçosa, seu tronco, raízes e galhos denotavam uma especie em pleno vigor, mesmo depois das centenas de podas radicais feitas contra seus galhos. 


A árvore em questão  e cientificamente identificada como: "Ficus adhatodifolia; Família: Moraceae, Nomes populares: Gameleira,  Figueira, Mata pau, Figo" (Árvores do Brasil, 2017).
O Blog Que Planta é Essa apresenta a ficha da Gameleira: "Características Morfológicas: Altura de 9-22 m, lactescente, dotada de copa frondosa de ate 30 m de diâmetro, revestido por casca áspera, de cor par, de cor pardacenta. Folhas alternas espiraladas, com pecíolo de 1,0-4,2 cm e estípulas glabras e caducas ( são plantas que tem as folhas que caem) de 2,5-3,5 cm de comprimento".
Ou seja, estamos falando de uma especie nativa, com identidade, reconhecimento de sua importância no contexto da flora brasileira e que foi violentamente arrancada. Em pleno momento em que se fala sobre Educação Ambiental e plantio de árvores para reduzir o efeito estufa e minorar as elevadas temperaturas. Nesse caso, o governo municipal caminha na contra-mão, pois não demonstra preocupações ambientais.
Quem não lembra das dezenas de árvores assassinadas na primeira gestão do atual prefeito? Aquelas que ficavam  entre as avenidas Rui Barbosa e Osmar de Aquino (Central entre o Mercado Público, Magazine Luíza e Empório Almeida). As árvores foram arrancadas e nada foi feito. A obra foi deixar os buracos no centro da cidade.
Não podemos esquecer das podas radicais que são realizadas contra as árvores das praças e canteiros do centro de Guarabira. em pleno verão, são feitas podas tão radicais que ficam apenas o tronco e os galhos centrais e retiram toda a cobertura das especies. Uma mistura de desenformação ambiental e prática de crueldade contra as plantas e animais que se aninham nas mesmas, sem falarmos no calor  e falta de sombras para as pessoas e até mesmo os automóveis que se beneficiam da sombra das árvores.
Os crimes ambientais em Guarabira, promovidos pelo próprio poder pública é assustador. Seja em relação a flora, aos recursos hídricos e a poluição atmosférica, pois os rios que cortam a cidade estão completamente poluídos e contaminados e o Lixão da cidade é queimado com frequência, despejando fumaça por todos os bairros da cidade e que atualmente já atinge municípios circunvizinhos como Cuitegi e Pilõezinhos. (imagens da fumaça vinda do Lixão de Guarabira):



 

As noites em Guarabira são os piores momentos para os seres que respiram. As imagens foram feitas na Av. Nsa. da Luz. No Conj. Clóvis Bezerra, próximo a UPA, não deixam dúvidas. É o governo da fumaça tóxica e do descaso com saúde pública.
Quando colocamos que o Rio Guarabira se encontra em seu leito de morte, alguns podem pensar que se trate de exagero ou sensacionalismo político. Não é nada disso. As imagens mostram que estamos diante de um ambiente completamente apodrecido pelas ações urbanas e humanas provenientes de cidades como Pilõezinhos e Guarabira. Com o agravante, esse rio nasce na cidade vizinha e em sua nascente ainda é possível encontrarmos água cristalina, mas quando seu leito se encontra com o perímetro urbano de Pilõezinhos  começa a receber todos os tipos de dejetos urbanos, decorrentes de galerias, tubulações residenciais e lixo propriamente dito.


Leito de Morte do rio Guarabira.
O mais grave, toda essa água e lixo, seguem na direção dos rios Mamanguape e Araçagi e escorre para a Barragem Araçagi, que atualmente abastece Guarabira e cidades circunvizinhas. O grande problema é o custo para o tratamento dessa água, que já poderia chegar a barragem despoluída.
Que esse artigo sirva de alerta e de material para que ações sejam impetradas junto ao Ministério Público, sob pena de a vida perder seu completo sentido de existir em Guarabira.

*Belarmino Mariano Neto é professor da UEPB em Guarabira (Estudos Integrados do Meio Ambiente).

Reações do Público pelas redes sociais:

Elisianne Alves Essa em particular fez parte da minha infância na Manoel Lordão. (sobre a gameleira Morta)

Alex Douglas Felix Tão boa que era aquela pracinha, tinha um barzinho agradável. Era perto de tudo, tinha toda uma função social e ambiental. Zenóbio quer acabar com as praças para fazer (giradouros), nesses dias vão acabar com a praça joão pessoa pra fazer outro giradouro.

Iury Ryan Me lembro de esperar o ônibus nessa pracinha, a árvore além de garantir sombra tbm tinha história e fazia parte daquela paisagem regional, realmente foi um crime cometido.

NetoCamilo Mlgú Quem não gosta de árvores, vai gostar de mais o que? Lamentável!!

Néto Benjamim Só falta agora retornarem o centro histórico, e arrancar as linhas do trem

Igor Bento Zenóbio realmente tá intrigado da irmã natureza!
O prefeito de Guarabira parece seguir uma agenda antiecológica que tem tomado ainda mais corpo nesse momento de sua gestão!

sobre o lixão:
Johnathan Ribeiro Cada dia pior. Lamentável. Moro no bairro novo, e tenho uma visão privilegiada da cidade, o que pude perceber é que toda Guarabira vem sofrendo com as fumaças oriundas do lixão.

Dorinha Almeida Meu Deus, que horrível! !!!

Susy Alves Soares Gente pelo amor de Deus , aqui no centro da cidade, está horrível, tenho problemas respiratórios e meu filho de 3 anos também .

Fabiano Barcia Vcs tem que ingressar com uma ação judicial, contratem um advogado, e chamem o ministério público dentro da ação, há uns anos atrás quis entrar contra uma fábrica de ração aí em Guarabira, mais quando chamei alguns prejudicados, desistiram e até hoje inalam a bôrra da fábrica.

Jessica Evaristo Ao sair da Uepb por volta da 9 hrs da noite, estava insuportável o mau cheiro

Lívia Serafim Oliveira A cidade está cinza. Estou de crise alérgica que nunca tinha tido antes. 

Alexandre Silva Tá uma verdadeira vergonha pra cidade é um prejuízo imensurável à nossa saúde .

Rafael Azevedo Souza Está ficando insuportável.!!

Leonardo Xavier O problema do lixão é falta de gestão!

Jorge Campos Geografia Passei as 21:40 a caminho de Sapé e está uma fumaça com cheiro de carniça horrível.

Lucio Flavio Ferreira E ainda tem alienados dizendo que é nevoeiro , vergonha senhor prefeito estamos abandonados ao ar impuro.

Odilon Filho Tudo isso porque não tem o aterro sanitário?

Janduy Leite Enquanto os hospitais não estiverem lotados de pessoas com problemas pulmonares vai ficar tudo assim: por conta do "ABREU", se ele não der jeito, nem eu!




😐
Fonte de pesquisa e imagem:

Facebook Belarmino Mariano <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1476027535847388&set=pcb.1476027599180715&type=3&theater>

Guarabira50graus <http://guarabira50graus.blogspot.com.br/search?q=polui%C3%A7%C3%A3o+do+rio+guarabira>

Googlemaps<https://www.google.com.br/maps/@-6.8547601,-35.4878787,20z

Árvores do Brasil <http://www.arvores.brasil.nom.br/new/gameleira/>

Que Planta é Essa <http://qplantaeessa.blogspot.com.br/2015/12/lombrigueira-ou-gameleira.html#.WdcByltSzIU>

Nenhum comentário:

Postar um comentário