imagem extraída das redes sociais. |
Artigos políticos, culturais, socioeconômicos e ambientais; críticas, denúncias e analises conjunturais.
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
GEOPOLÍTICA: A corrida pelo Poder de destruição!
sábado, 23 de setembro de 2017
A resiliência de Lula e a transferência de votos
Imagem extraída das redes sociais. |
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Os Números da Crise Planejada da Educação
imagem extraída das redes sociais. |
Sempre escutamos dizer que a Educação foi a mola para o desenvolvimento social, econômico, cultural e tecnológico das mais avançadas nações do mundo contemporâneo. Na esteira dos países aparece Japão, EUA, Alemanha, Israel, Suécia, Finlândia, Canadá e tantos outros. Mas o atual e golpista governo brasileiro, aposta no contrário e "O Temer Mão de Tesoura" corta mais de 20,6 bilhões do Sistema Brasileiro de Educação.
quarta-feira, 13 de setembro de 2017
SOMOS TODOS VENEZUELA!
Imagem e texto extraídos das redes sociais |
(In Revista Caros amigos, São Paulo, setembro/17)
quinta-feira, 7 de setembro de 2017
NOTA DA DIRETORIA DA ASDUERJ SOBRE O PARECER DO MINISTÉRIO DA FAZENDA
Lemos com indignação o parecer da Secretaria do Tesouro do Ministério da Fazenda relativo ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do Rio de Janeiro que, entre outras terríveis sugestões, elenca a “revisão da oferta de ensino superior” e a demissão de contratados e servidores concursados como medidas que poderiam ser adotadas caso o Governo do Estado do Rio de Janeiro não atinja o chamado “equilíbrio fiscal”.
Mais uma vez, o Governo Federal busca, de forma incompetente e ilegal, expropriar direitos dos servidores estaduais e da população fluminense com a desculpa de que são os gastos públicos os responsáveis pela crise econômica em que o PMDB afundou o Rio de Janeiro. Descontam em cima dos servidores e da população ao invés de suspender o pagamento da dívida abusiva do estado com o governo federal; ao invés de rever isenções; ao invés de investigar para onde foi o dinheiro roubado em conluio com empreiteiras na produção dos mega-eventos (até porque já sabemos, foi para o bolso de Cabral e sua quadrilha). O RRF assinado já é um ataque aos direitos da população porque prevê o congelamento de salários e de concursos; ou seja, a redução do investimento público em saúde e educação. E, como se não bastasse, um parecer de uma secretaria do governo federal ainda sugere (no seu ponto 70, entre as medidas de ajuste compensatórias adicionais) a destruição do sistema de ensino superior estadual caso não seja possível o “atingimento (sic) do equilíbrio fiscal”. Se ainda havia alguma dúvida de que estamos vivendo na Uerj não uma crise, mas um roubo - do dinheiro da população, dos nossos direitos, dos sonhos daqueles que desejam estudar na Uerj - hoje temos certeza: Temer e Meirelles, com a cumplicidade de Pezão, são inimigos da Uerj e do povo do Rio de Janeiro.
Estamos indignados, mas infelizmente não estamos surpresos. Esse parecer só dá comprovação documental ao que já temos denunciado há muito tempo: o processo de deterioração da Uerj é parte de um projeto para sua destruição e de todo o sistema de ensino superior estadual: da Uerj, da Uenf, da Uezo, Faetec e Cecierj. Mas concordamos com uma parte do documento: é a mobilização dos setores atingidos o principal obstáculo para a efetivação desse ataque. Nós não vamos permitir que privatizem ou fechem a Uerj e nenhuma outra universidade estadual. Temos lutado e continuaremos lutando contra esse desmonte. Hoje somos uma trincheira de resistência contra o golpe que é, diuturnamente, perpetrado contra o serviço público e os direitos trabalhistas e sociais. E continuaremos resistindo. Esse documento indica o projeto do PMDB para a educação, mas precisamos entendê-lo em sua dimensão concreta: ele não vale de nada, não tem efeito prático nenhum, a não ser como declaração de guerra à Uerj. E nessa guerra nós já estamos, e contamos com o apoio da população fluminense. Sugestão por sugestão nós também temos uma para oferecer: FORA TEMER! FORA MEIRELLES! FORA PEZÃO! A UERJ FICA! O PMDB SAI! UERJ RESISTE!
Diretoria da Asduerj - Biênio 2015-2017
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1466759050038181&id=405177632863000
domingo, 3 de setembro de 2017
Toda Solidariedade a Revolução Bolivariana
Por: PSOL ( Diretoria de Relações Internacionais)
http://www.psol50.org.br/secretaria-de-relacoes-internacionais-do-psol-toda-solidariedade-a-revolucao-bolivariana/