sábado, 26 de novembro de 2016

90 anos de El Comandante

"Seguiremos adiante Comandantes, pois a Revolução Cubana cumpriu seu papel, sob a liderança de Guevara e Fidel". Imagem extraída das redes sociais (BBC.COM).


Da Redação:

Essa data de Morte de Fidel Castro (25 de nov 2016), representa para os Cubanos e para o mundo que os ideias de um homem, quando se torna coletivo, poderá dar em Revolução. Foi assim em Cuba, com um movimento Popular e Revolucionário, derrubou o governo da Fulgêncio Batista. 
Muitos governos capitalistas e de extrema direita, querem dizer que Cuba era uma Ditadura, simplesmente. Mas não analisam as ações, principalmente dos governos Norte Americanos, que tentaram impedir os avanços da Revolução Cubana, impondo um violento e longo embargo econômico ao pais de Fidel. 
Os empresários americanos que exploravam a ilha e seu povo, não gostaram quando Fidel implantou o Socialismo e a Estatização da economia, com a nacionalização das empresas e serviços no País. Graças a nacionalização, Fidel construiu um país com saúde de qualidade, educação para todos, cultura e esporte de alto rendimento em todas as modalidades olímpicas.
O Comandante Fidel Castro era um Comunista convicto e todo o seu legado foi estabelecer uma ilha de prosperidade para o seu povo. Com um bom Marxista, adotou um dos princípios do seu ideário revolucionário identificado como "Ditadura do Proletariado", que deveria ser de curta duração, mas como o mundo vivia uma profunda disputa ideológica e geopolítica, entre blocos econômicos, como os soviéticos e capitalistas (liderado pelos Estados Unidos e Rússia), Fidel teve que protelar suas ações de governo centrado no partido único. 
Muitos capitalistas criticam a "Ditadura do Proletariado", imposta pelo governo revolucionário de Cuba, mas é bom lembrar que os capitalistas liderados pelos EUA, fizeram o mesmo em toda a América Central e Litina. Dando apoio aos governos militares com golpes de Estado em países como: Brasil, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai, entre tantos outros. Ditaduras com milhares de mortos, desaparecidos e exilados.
Fidel Castro marcou profundamente a história política do mundo, pois seu legado serviu de exemplo e inspiração para muitos outros revolucionários. Que a sua morte sirva como anima para novos revolucionários, para novos líderes que acreditam em uma sociedade mais justa e igualitária. Avante Comandante! pois a Morte é apenas um detalhe nessa sua linda história.

Aqui lhe oferecemos o Hino da Internacional Comunista:

Fontes:
https://www.youtube.com/watch?v=iTHHPDW59dg


3 comentários:

  1. Fidel,foi de fundamental importância para Cuba e o mundo, mostrando que o socialismo e uma forma de administração pública que o povo, terá suas necessidades supridas através de ações do governo! Fidel entre tantos que lutaram e lutam para dias melhores.

    ResponderExcluir