Por Belarmino Mariano.
"Trabalhar até a exaustão", essa foi a fala do Deputado extremista de direita e Pastor Marcos Feliciano (PL) pedindo a retirada de pauta a PEC contra a "Escala 6X1". O que isso tem com você?
Simples, na Reforma Trabalhista de Temer e Bolsonaro, os trabalhadores perderam muitos direitos, inclusive o sagrado descanso do sábado e em muitos casos até do domingo, passando a ter flexibilidade de trabalho, por horas trabalhadas, sem os descansos devidos.
Então, a ideia dos deputados da extrema direita, não querem nenhum dia de descanso semanal para o trabalhador. Essa jornada 6x1 que é injusta, deveria garantir que o trabalhador exerça 6 dias de trabalho e descanse um. Mas nem isso eles querem.
A Pec da Deputada Erika Hilton (PSOL), prevê o fim da escala 6x1 e a implantação da escala 5x2 sem redução dos salários. Muito mais justa para os milhões de assalariados. Pois já está comprovado pela ciência que, a saúde do trabalhador depende de tempo de descanso.
Os Deputados Federais e todos os demais parlamentares usam a Jornada 3X4, ou seja, trabalham 3 dias e folgam 4. Ou usam a desculpa de precisar voltar as bases. Isso, quando trabalham mesmo. Mas querem que você trabalhe os 7 dias ininterruptos.
Aí esses deputados da extrema direita votaram contra a cobrança de impostos dos super ricos ou bilionários. Mas querem os trabalhadores escravos e os ricos mais ricos, nos dias atuais, em vários países a escala 6x1 é considerado escravidão moderna.
No mundo das máquinas e da robótica, em vários países já se usa a jornada 5X2 e até 4X3, os jornadas de 36, 38 e 40 horas semanais, pois as pessoas podem estudar, praticar alguma atividade física e lazer. Isso melhora em muito a qualidade de vida, que é a base de qualquer sociedade.
Outro debate necessário é a redução do tempo de trabalho, sem redução dos salários. O ideal seria a jornada 5X2, mesmo que vários profissionais trabalhem em escalas com a inclusão dos sábados e domingos, mas a ideia é que possam folgar dois dias e trabalhar 5.
Oa Deputados de Extrema Direita, querem a escravidão moderna, trabalhar de domingo a domingo. Até a completa exaustão. Mas o povo que segue esses deputados nas redes sociais está acordando e só essa semana, eles perderam milhões de seguidores.
Quando o assunto é direito trabalhista básico, a extrema direita é contra. Espero que o povo entenda e are de votar esses golpistas. Pelo fim da escala 6x1.
Por Belarmino Mariano. Imagem das redes sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário