quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Rodovias Federais do Nordeste na Mira das Privatizações de Bolsonaro e Guedes (PSL)


imagens extraídas das redes sociais.

Por Belarmino Mariano

                Quando a esmola é grande, o Santo têm que desconfiar. Esse ditado popular deve ser para muitos nordestinos, inclusive os da paraíba, pois as ultimas noticias não são nadas alentadoras. Quando vi muito ajeitado na BR 230 trecho Paraíba, fiquei desconfiado. O Governo Bolsonaro publicou no Diário Oficial da União (DOU) as regras para a privatização de quase todas as Rodovias Federais que cortam os nove Estados do Nordeste Brasileiro. Se alguém duvida que isso seja possível, basta lembrar que ele privatizou 12 aeroportos em menos de seis meses de governo. Essa agenda ultra neoliberal é pra entregar todo o patrimônio público brasileiro aos grupos estrangeiros. 

          Quando vemos o governo insistindo em alterar alguns códigos e regras que envolvem a fiscalização eletrônica das rodovias brasileiras, provavelmente foi uma exigência dos interessados em concorrer para a compra de direitos administrados das nossas rodovias. O Estado brasileiro esta sendo todo desmontado por um presidente que se faz de louco, que brinca com a imaginação dos brasileiros, que vive soltando piadas de tudo e que nada leva a sério, mas na verdade, como um louco ou bobo da corte, esta conseguindo atingir todos os objetivos dos seus financiadores diretos. Não é atoa que o Presidente Donald Trump (EUA), vive fazendo elogios aos Bolsonaros.
          Vejam que o governo Bolsonaro está investindo pesado no recapeamento, recuperação', reforma e instalação de novos postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e até duplicação de trechos da BR 230, estão aprovadas e em andamento para excussão das obras. O governo deu as cartas, cantou o trunfo e agora tá descendo o pau nos Estados Nordestino. Essa medida é mais um ataque a autonomia dos Estados Federativos e sob o território como um todo. 
         Em breve, quando o cidadão de bem e comum, estiver pagando pesadas taxas de pedágio, muitos dos eleitores de Bolsonaro, talvez ainda continuem defendendo essa medida como correta para tirar o país do buraco, mas na verdade, o Brasil só faz sentido se considerarmos o povo brasileiro e nesse caso, somos nós que já pagamos pesados impostos, quem estaremos indo para o buraco. Vejam a medida maldita e compartilhem, pois se ficarmos em casa, quietos e calados, esse governo vai arrancar a nossa língua e comer o nosso figado a vinagrete. Perece leda rural, mas papa figo engana meninos e otários.

vamos ver os desdobramentos dessas medidas.



Vejam tópicos apresentados pelo site CkickPB detalhando o passo-a-passo da medida governamental (https://www.clickpb.com.br/politica/bolsonaro-estuda-viabilidade-de-privatizar-br-230-e-br-101-na-paraiba-265858.html?fbclid=IwAR3epQzNAdJ6ej6RnSERqlR_8YOISVYFPkDPX4kPGC75GFlVhpg_OHMkGrM)





De acordo com o texto do decreto, as Brs listadas que cortam a Paraíba passam a figurar como um empreendimento rodoviário no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). Para este fim, foi determinada a realização de estudos os trechos destas rodovias federais.
No mês de junho, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, havia afirmado que o Governo Federal pretende transferir 16 mil quilômetros de rodovias federais para a iniciativa privada por meio de concessões.
No setor rodoviário, ficam qualificados no âmbito do PPI as seguintes rodovias:
  • BR-101/BA/SE/AL/PE/PB/RN, trecho da divisa entre os Estados do Espírito Santo e da Bahia ao entroncamento com a BR-304(A), em Natal, Estado do Rio Grande do Norte;
  • BR-116/304/CE/RN, trecho da BR-116/CE de Fortaleza, Estado do Ceará, ao entroncamento com a BR-304 e trecho da BR-304, do entroncamento com a BR-116 à divisa entre os Estados do Ceará e do Rio Grande do Norte e dessa divisa a Natal, Estado do Rio Grande;
  • BR-116 BA/PE, trecho entre o entroncamento com a BR-232/361, em Salgueiro, Estado de Pernambuco, e o entroncamento com a BR-324, no acesso ao contorno de Feira de Santana;
  • BR-364/MT/RO, trecho do entroncamento com a BR-174(A), em Comodoro, Estado do Mato Grosso, a Porto Velho, Estado de Rondônia, no acesso Ulisses Guimarães;
  • BR-230/PB, trecho de João Pessoa, Estado da Paraíba, ao entroncamento com a BR-104(A)/408(B), em Campina Grande, Estado da Paraíba;
  • BR-116/MG, trecho do entroncamento com a BR-381/451(B), em Governador Valadares, Estado de Minas Gerais, à divisa entre os Estados de Minas Gerais e da Bahia;
  • BR-251/MG, trecho do entroncamento com a BR-122(B), em Montes Claros, Estado de Minas Gerais, ao entroncamento com a BR-116(A);
  • BR-020/DF/GO/BA, trecho do entroncamento com a BR-128, em Planaltina, Distrito Federal, ao entroncamento com a BR-135(A)/242(B), em Barreiras, Estado da Bahia;
  • BR-116/290/RS, trecho da BR-116, entre a ponte do Rio Guaíba e o entroncamento com a BR-470/RS-350, para Camaquã, Estado do Rio Grande do Sul, e o trecho da BR-290, do entroncamento com a BR-116, para Guaíba, Estado do Rio Grande do Sul, ao entroncamento com a BR-471, em Pântano Grande, Estado do Rio Grande do Sul;
  • BR-158/392/RS, trecho da BR-158, do entroncamento com a BR-285, para Panambi, Estado do Rio Grande do Sul, ao entroncamento com a BR-392(B), em Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, e trecho da BR-392, do entroncamento com a BR-158(A)/287(A), em Santa Maria ao acesso a Santana da Boa Vista, Estado do Rio Grande do Sul;
  • BR-232/PE, do entroncamento com a BR-101, em Recife, Estado de Pernambuco, ao entroncamento com a BR-470(A);
  • BR-452/GO, trecho do entroncamento com a BR-060, em Rio Verde, Estado de Goiás, ao entroncamento com a BR-153, em Itumbiara-GO, Estado de Goiás;
  • BR-364/060/MT/GO, trecho da BR-364 do entroncamento com a BR-163(A), em Rondonópolis, Estado de Mato Grosso, ao entroncamento com a BR-060(A), em Jataí, Estado de Goiás, e trecho da BR-060, do entroncamento com a BR-364(A), de Jataí a Goiânia, Estado de Goiás;
  • BR-235/SE, trecho do entroncamento com a BR-101 ao entroncamento com a SE-175; e
  • BR-282/SC, trecho do entroncamento com a BR-101(B) em Palhoça, Estado de Santa Catarina, ao entroncamento com a BR-470(A);
Fontes:
https://www.clickpb.com.br/politica/bolsonaro-estuda-viabilidade-de-privatizar-br-230-e-br-101-na-paraiba-265858.html?fbclid=IwAR3epQzNAdJ6ej6RnSERqlR_8YOISVYFPkDPX4kPGC75GFlVhpg_OHMkGrM

http://guarabira50graus.blogspot.com/2019/03/bolsonaro-privatiza-12-de-aeroportos.html

https://www.pbagora.com.br/noticia/politica/20170131065151/contrato-para-a-terceira-faixa-da-br-230-e-publicado-no-dou

https://www.op9.com.br/blogs/opiniao-e-poder-rn/decreto-preve-privatizacao-de-rodovias-aeroportos-e-portos/

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