Imagem extraída da homepage Mende&endes, 23/03/2017 |
Por: Diego Irineu Pessoa
Pessoal, mais uma vez a comunidade Porto do Capim, João Pessoa/PB, está sob ameaça de retirada. Além de morarem nesta localidade, às margens do rio Sanhauá, há várias gerações, e ser considerada uma comunidade tradicional composta de pescador@s, existe a possibilidade de retida das famílias, que vivem uma relação entre o centro urbano de João Pessoa e o mangue. Tratam-se pessoas que detém um conhecimento precioso trazido pela memória dos costumes: presente na pesca, na comida e nas sociabilidades cotidianas. Esse "patrimônio" vivo pode desaparecer se a lógica turística devastadora do Estado prevalecer.
Por isso, peço um grande HELP, para que pensemos juntos formas de resistências. Quem desejar participar das reuniões entrem em contato que informo as datas, horários e locais.
Quem não puder, mas que deseja contribuir, pode escrever alguma sugestão aqui mesmo. Pensei numa cartilha artesanal que elencasse os direitos violados com a retirada, pois a mesma fere diretamente o estatuto da Cidade (lei 10.257), que consiste numa lei avançada sobre a função social dos imóveis urbanos, e que dá prioridade à moradia, bem como da gestão democrática prevista no Art. 43 da referida lei.
veja vídeo denúncia:
click e Assista: Vídeo Porto do Capim
veja vídeo denúncia:
Fonte da imagem:
http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2017/05/porto-do-capim-joao-pessoa.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário