domingo, 14 de dezembro de 2025

Cuba acusou os Estados Unidos de promover uma escalada de “terrorismo marítimo” no Caribe.

Por Lucas Toth* 

Cuba acusou nesta sexta-feira (12) os Estados Unidos de promover uma escalada de “terrorismo marítimo” no Caribe ao apreender um navio petroleiro venezuelano em águas internacionais, em ação que Havana classificou como parte da guerra econômica conduzida por Washington contra a ilha.

“Essa ação faz parte da escalada dos Estados Unidos para impedir o legítimo direito da Venezuela de utilizar e comercializar livremente seus recursos naturais com outras nações, incluindo o fornecimento de hidrocarbonetos para Cuba”, afirmou o ministério das Relações Exteriores de Cuba, em nota.

Para Havana, a apreensão do navio viola aprofunda a política de “máxima pressão e asfixia econômica” imposta pelos Estados Unidos. 

Segundo o comunicado oficial, a operação tem impacto direto sobre o sistema energético cubano e “consequentemente, no cotidiano do nosso povo”, ao dificultar o fornecimento de combustível proveniente da Venezuela em meio à crise elétrica enfrentada pela ilha.

No mesmo comunicado, a chancelaria cubana afirmou que a apreensão do petroleiro representa “a aplicação do corolário Trump da Doutrina Monroe” e constitui “um ataque à proclamação da América Latina e do Caribe como Zona de Paz”.
___
*Por Lucas Toth

📲 Leia a matéria completa em: www.vermelho.org.br | Link
📰 Siga o @‌oportalvermelho e fique por dentro de tudo que acontece na política nacional e internacional
#portalvermelho #notícias #vermelho #politica

Nenhum comentário:

Postar um comentário