Por Belarmino Mariano.
De acordo com dados do TRE/PB (2024), PSB, partido o governador João Azevedo e do Vice- Presidente Geraldo Alckmim elegeu 69 prefeitos e poderá eleger o prefeito de Campina Grande no Segundo Turno, completando 70 prefeituras.
Se analisarmos os dados relativos a soma dos partidos e líderes aliados do governador João, caso elejam Cícero Lucena (PP) em João Pessoa e Jhonys Bezerra (PSB), em Campina Grande, os grupo político do governador João Azevedo chegará a 157 municípios, incluidos nessa conta, a Capital e Campina Grande.
João Azevedo se destacou como um forte aliado do Presidente Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) e, apesar do PT ter mantido alianças com o PSB em vários municípios da Paraíba, teve problemas em João Pessoa, mas em Campina Grande o governador conseguiu trazer o PT para o apoio ao seu candidato Jhonys Bezerra (PSB).
O Republicanos (10), partido liderado pelo Deputado Federal Hugo Mota, forte aliado do governador no Sertão, elegeu 50 prefeitos. Essa é a segunda maior votação em todo o Estado da PB. Hugo Motta demonstrou muita força política e é o mais cotado paraca presidência da Câmara dos Deputados, inclusive com o possível apoio do presidente Lula.
Na sequência, o terceiro grupo de aliados de João Azevedo, como os irmãos do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) e o Deputado Federal Agnaldo Ribeiro (PP), elegeram 19 prefeitos e da Senadora Daniella Ribeiro (PSD), 11 prefeitos, somados sao 30 prefeituras de aliados do governador, inclusive com vários vice-prefeitos do PSB.
Os grandes derrotados destas eleições foram os partidos liderados pelo Grupo de Cássio e Pedro Cunha Lima (PSDB), elegeu 9 prefeitos. Veneziano Vital do Rego (MDB), elegeu 23, além dos aliados direto de Bolsonaro (PL), elegeram 11 e, Efraim Filho (UB), elegeu 22 prefeitos.
Os prefeitos somados dessa oposição, representam 78 prefeitos, apesar de estarem na disputa do segundo turno em Campina Grande e João Pesso, podendo chegar a 80 prefeituras. Esse quadro reforçou a tese de que os eleitores paraibanos enterraram lideranças políticas como os Cunha Lima que controlaram o Estado por dezenas de anos.
Os piores desempenhos partidários foram os partidos: UP, PSOL, REDE, PT, Avante, Solidariedade, Agir, PDT, que somados elegeram 7 prefeituras. Claro que estes partidos não tiveram muitas candidaturas próprias, pois estavam em alianças ou coligações, principalmente com os partidos aliados do governador e com a indicação de vice-prefeitos eleitos em dezenas de municípios, então não aparecem na lista do TRE/PB.
Dezenas de Partidos ou entraram em coligações ou simplesmente sumiram do mapa político de prefeitos eleitos na Paraíba: PV, PTB, PRTB, PMB, PTdoB, PCB, PCdoB, PSTU, PCO, DC, CIDADANIA e PODE. Alguns dstes partidos, em coligações, conseguiram eleger poucos vereadores, a exemplo do PCdoB em Campina Grande.
De maneira objetiva, podemos dizer que até certo ponto, a centro esquerda (PSB) demonstrou grande crescimento na Paraíba, fenômeno observado desde a época do ex governador Ricardo Coutinho (atual PT) e nessa nova fase, os partidos do centrão, aliados do governador João Azevedo.
Os grandes derrotados foram as velhas oligarquias ligados ao MDB e ao PSDB, além do PL e outros aliados bolsonaristas. Essa disputa municipal aponta algumas projeções futuras, como, o possível fortalecimento do governador João Azevedo que se qualifica como um forte candidato ao Senado pelo PSB e a possível definição de um candidato a governador vindo do Sertão ou de Campina Grande e que será escolhido entre os aliados do governador.
Apesar do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, Cícero Lucena (PP), saiu muito desgastado, apesar de grande possibilidade de se reeleger, perdeu forças para uma possível disputa ao governo do Estado em 2026.
O Grupo Cunha Lima e Vital do Rego, foram os grandes derrotados dessa disputa 2024 e mesmo que ganhem a eleição em Campina Grande, não conseguirão reunir forças para a eleição de governador ou para o Senado.
Em Campina Grande, o grupo de aliados do governador, em especial a família Ribeiro (Agnaldo, Lucas e Daniella PO/PSD), darão o apito final nas chapas de governador e senadores para 2026.
Segue o Mapa de partidos que elegeram prefeitos na Paraíba 2024. Nessa representação cartográfica a cor laranja e azul demonstra que os prefeitos eleito pelo governador e aliados está espalhado em todas as regiões imediatas e termediaras da Paraíba. Sinal de que o governador está chegando em todas as regiões do Estado.
Para concluir essa análise política, segue a Lista do TRE/PB com os prefeitos eleitos e seus respectivos partidos (TRE/PB, G1) - Lista de partidos com prefeitos eleitos na Paraíba:
- PSB - 69 prefeitos
- Republicanos - 50 prefeitos
- MDB - 23 prefeitos
- União Brasil - 22 prefeitos
- PP - 19 prefeitos
- PL - 11 prefeitos
- PSD - 11 prefeitos
- PSDB - 9 prefeitos
- Solidariedade - 2 prefeitos
- PDT - 2 prefeitos
- Avante - 1 prefeito
- Rede/PSOL- 1 prefeito
- PT - 1 prefeito.
Vereadores em João Pessoa refletem aliados do Governador João Azevedo:
Em Campina Grande, apesar da força dos Cunha Lima e Rego, o governador João Azevedo e seus aliados, fizeram uma grande bancada de vereadores. Confira a lista de vereadores eleitos em Campina Grande:
Jô Oliveira (PC do B) - 5.178 votos (2,22%)
Carol Gomes (União Brasil) - 5.009 votos (2,15%)
Ivonete Ludgério (União Brasil) - 4.964 votos (2,13%)
Rafafá (União Brasil) - 4.820 votos (2,06%)
Alexandre do Sindicato (União Brasil) - 4.671 votos (2%)
Dinho Papa Léguas (PSDB) - 4.614 votos (1,98%)
Fabiana Gomes (União Brasil) - 4.524 votos (1,94%)
Saulo Germano (Podemos) - 4.300 votos (1,84%)
Márcio da Eletropolo (PSB) - 4.008 votos (1,72%)
Severino da Prestação (MDB) - 3.928 votos (1,68%)
Valéria Aragão (Republicanos) - 3.865 votos (1,66%)
Pâmela Vital (MDB) - 3.852 votos (1,65%)
Sargento Wellington Cobra (PSB) - 3.619 votos (1,55%)
Saulo Noronha (MDB) - 3.583 votos (1,53%)
Aninha Cardoso (Republicanos) - 3.502 votos (1,50%)
Waleria Assunção (PSB) - 3.446 votos (1,48%)
Tertuliano Maracajá (Republicanos) - 3.223 votos (1,38%)
Anderson Pila (PSB) - 2.956 votos (1,27%)
Pimentel Filho (PSB) - 2.864 votos (1,23%)
Pastor Luciano Breno (Avante) - 2.752 votos (1,18%)
Frank (Podemos) - 2.514 votos (1,08%)
Rostand Paraíba (Progressistas) - 2.409 votos (1,03%)
Dr. Olímpio (Podemos) - 2.226 votos (0,95%).
Essa construção política demonstra claramente o desmanche político do PSDB, partido histórico do grupo Cunha Lima que não elegeu nenhum vereador em João Pessoa e apenas 1 em Campina Grande.
O MDB, elegeu 03 vereadores em Campina Grande e apenas 1 em João Pessoa. Já o PSB, do governador João Azevedo, individualmente elegeu 3 vereadores em João Pessoa e 3 em Campina Grande.
Fontes: G1, TRE/PB.
https://mauriliojunior.com/2024/10/07/partidos-aliados-ao-governo-joao-azevedo-elegem-155-prefeitos-contra-78-da-oposicao/
https://www.google.com/amp/s/g1.globo.com/google/amp/pb/paraiba/eleicoes/2024/noticia/2024/10/07/psb-e-o-partido-que-mais-elegeu-prefeitos-na-paraiba-nas-eleicoes-2024-veja-lista.ghtml
https://paraiba.pb.gov.br/noticias/em-solenidade-com-o-governador-joao-azevedo-presidente-lula-anuncia-novos-investimentos-do-governo-federal-para-a-paraiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário